segunda-feira, 12 de junho de 2017

Lançamento do projeto “Eu sou Cidadão-Amigos da Leitura” é marcado com muita poesia, música e leitura

A Secretaria da Educação de Sobral lançou, no dia 10 de junho, o projeto “Eu sou Cidadão – Amigos da Leitura” edição 2017, no Centro de Educação a Distância do Ceará. A solenidade foi aberta com uma homenagem ao cantor Belchior, com o espetáculo ´Versos em canções na parede da memória´, e contou com a entrega dos kits com blusa, mochila e livro aos 40 estudantes amigos da leitura.

Na ocasião, foi apresentado o histórico do projeto ‘Eu sou cidadão - Amigos da Leitura’ em Sobral com depoimentos e relatos de experiências dos veteranos amigos da leitura, que destacaram a importância do projeto na vida estudantil e na escolha profissional. O objetivo do projeto é valorizar e democratizar o acesso e o fomento à leitura, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Segundo o secretário da Educação, Herbert Lima, “ser amigo da leitura é ser amigo de muitas histórias, autores, personagens; é ser amigo de pessoas que podem ser incentivadas a se aproximarem da leitura, através do ato de ler, cantar, representar, e das múltiplas possibilidades que existem através da leitura, que transcende o ato de ler, envolve a arte, a cultura, a representação, o teatro, a música, a compreensão e a interpretação”.

O  amigo da leitura veterano Bruno Denzuky, que participou do projeto de 2011 a 2013, deixou um conselho para os amigos da leitura novatos: “A história continua tendo a palavra como guia, os autores como norte e o livro como fonte de sabedoria. Por isso, amigos da leitura, aventurem-se em meio às palavras, construam, sonhem, fortaleçam e poetizem a vida, tendo como fiéis companheiros, seus pequenos livros”.

Amigos da Leitura


Representando todos os pais e mães do projeto Amigos da Leitura, Regina Maia destacou que “o projeto é muito bom e maravilhoso, pois as crianças aprendem mais a ler, convivem mais com as outras crianças". E completou aconselhando: "dediquem-se ao projeto e leiam bastante, pois o projeto foi muito importante na vida da filha Alexiana, de 16 anos, uma das veteranas no projeto”.

Em Sobral, o projeto é coordenador pela Secretaria da Educação de Sobral, por meio da coordenação de Ensino Infantil e Brinquedoteca de Sobral. A inciativa é da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Banco do Nordeste, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime–CE).


Também participaram da solenidade, a coordenadora da Educação Infantil, Kathleen Arcanjo; a coordenadora de Ensino Fundamental, Edna Carvalho; o professor Agente da Leitura, Miqueias Romão Gadelha; a representante de todos os pais dos Amigos da Leitura, Regina Maia; os veteranos e novatos Amigos da Leitura, alunos, professores, diretores da rede pública de ensino e pais dos alunos.

Veja o vídeo do lançamento do projeto "Eu sou Cidadão-Amigos da Leitura"