Museu de Ciências & Planetário de Sobral


Museu de Ciências de Sobral



Planetário de Sobral





Escolas públicas e privadas podem realizar o agendamento de visitas ao Museu do Eclipse e ao Planetário de Sobral. A ação tem como objetivo contribuir para a aprendizagem dos estudantes na área das ciências e também integra as comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral.

O agendamento inclui visita aos dois equipamentos, nos turnos manhã ou tarde, e deve ser realizado por meio do formulário online, no blog da Secretaria da Educação de Sobral. Neste mês de junho, os equipamentos já foram visitados por mais de mil pessoas.

O Museu do Eclipse conta com um acervo composto por um simulador de eclipses, réplicas de planetas e satélites do Sistema Solar e diversos outros materiais científicos e astronômicos, utilizados nos estudos de ciências das escolas da região.

Já o Planetário de Sobral é equipado com um projetor planetário e um novo projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro. No local, são exibidos espetáculos científicos, os quais abordam assuntos acerca da astronomia, paisagens geográficas, além de conteúdo musical com classificação para todas as faixas etárias. Os shows em cartaz são: O Segredo do Foguete de Papelão, Origens da Vida, Astronomitos, Dois Pedacinhos de Vidro, Limite, Led Zepellin, Explorando o Universo - Sondando os céus com Galileu, U2 e O ABC das Estrelas.