segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Lançada XV edição do projeto “A Escola vai ao Cinema” com premiação de estudantes


A Prefeitura de Sobral, o Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e o Cinema da Rede Supermercado Pinheiro lançaram, na sexta-feira (06/12), a XV edição do projeto “A Escola vai ao Cinema”, e premiaram os estudantes do ensino fundamental I e II vencedores do Concurso de Redação “Minha Escola vai ao Cinema” realizado em 2023.

Esse projeto tem como objetivo contribuir para o processo de formação dos estudantes da rede pública das cidades de Quixadá, Limoeiro do Norte, Sobral, Aracati, Acaraú e Itapipoca, proporcionando a esses estudantes a experiência de apreciar a sétima arte.

A Coordenadora da Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, destacou com orgulho a trajetória executada em Sobral desse projeto ao longo desses anos. "O nosso desejo é que essa parceria seja continuada porque realmente ela faz a diferença para todos nossos alunos".

Durante o mês de setembro foi realizada uma oficina com os estudantes da Escola Leonel Brizola. Eles assistiram a filmes de animação, aprenderam técnicas e produziram o roteiro de um filme, que resultou no curta "A menina e o cachorro" exibido durante o evento.

O Diretor de Operações do Supermercado Pinheiro, João Bosco Pinheiro Júnior, esteve presente na solenidade e disse que ficou feliz com o resultado da oficina. “É muito gratificante ver o resultado do empenho de vocês aqui na tela. Parabéns a todos e continuem acreditando nos seus sonhos”, destacou.

Além disso, foram premiados seis estudantes, três representando o ensino fundamental I e outros três representando o ensino fundamental II das escolas participantes do projeto. Os estudantes vencedores do concurso de redação foram: 1° lugar - Ariane Emilly Domingos (Escola Mocinha Rodrigues) e Rafael Henrique Diego Barbosa (ETI Maria Dias Ibiapina), que ganharam um notebook + um passaporte de seis meses para o cinema do Pinheiro; 2º lugar - Juan Pablo de Sousa (Escol Mocinha Rodrigues) e Ana Beatriz Gomes de Sousa (ETI Maria Dias Ibiapina), que ganharam um tablet + um passaporte de seis meses para o cinema do Pinheiro; e 3º lugar - Glória Maria Martins Carneiro (Escola Gerardo Rodrigues) e Anderson David Sousa Gomes (ETI Maria Dias Ibiapina), que ganharam um tablet e um passaporte de seis meses para o cinema.

Participaram da solenidade a curadora do projeto, Elisabete Jaguaribe; representantes do corpo docente das Escolas Antenor Naspolini, Leonel Brizola e familiares dos alunos premiados, além de servidores da SME.

PROJETO

“A Escola vai ao Cinema” é uma realização do Instituto CDL e Cinema Renato Aragão, com apoio da Prefeitura de Sobral e Supermercado Pinheiro. O projeto visa contribuir para o processo de formação dos estudantes da rede pública, estimulando alunos e professores por meio do cinema, além de possibilitar aos alunos de escolas públicas o contato com outras referências culturais e estimular a valorização da produção cinematográfica nacional.