terça-feira, 2 de junho de 2020

Próxima aula ao vivo do curso “Letramento Digital e Tecnologia Educacional” será na sexta-feira (5)


Dando continuidade às atividades do curso de aperfeiçoamento “Letramento Digital e Tecnologia Educacional”, a Secretaria da Educação de Sobral promoverá, na sexta-feira (05/06), a partir das 14h, uma aula ao vivo sobre o tema “Psicologia e Cognição da Aprendizagem em Redes Digitais e a Instrução em Pares no ensino e na avaliação educacional”. O secretário da Educação Herbert Lima recebe o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Denys Sales, e o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Aires de Castro, para juntos apresentarem o tema para os mais de 10 mil alunos do curso em todo o Brasil.

Denys Sales
É professor titular do IFCE nas Licenciaturas de Física e Matemática, no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e no Mestrado em Ciências da Computação. Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Computação Aplicada (UECE/IFCE), especialista em Metodologia do Ensino Superior e graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de informática educativa, com ênfase em desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem voltados para Ciências e Matemática; e em Educação a Distância como tutor, formador e especialista em conteúdos da Universidade Aberta do Brasil e demais programas de educação aberta e a distância do IFCE e do Instituto UFC Virtual. Atua também em projetos de extensão capacitando professores da rede pública quanto ao uso de tecnologias digitais e metodologias ativas em sala de aula, assim como promovendo oficinas de Ciências e Matemática para alunos da rede pública.

José Aires de Castro
É professor titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais do Instituto Universidade Virtual e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin. É líder do grupo de pesquisa e produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), desde 2004. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Informática Educativa e Educação Matemática.

Herbert Lima
É servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem” pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. É também professor dos mestrados em ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Exerceu o cargo de diretor geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

- Faça sua inscrição, clicando aqui
- Acompanhe a live, clicando aqui.