sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Secretaria da Educação de Sobral convoca 28 professores aprovados em seleção pública


A Secretaria da Educação de Sobral convoca 28 professores aprovados em seleção pública (edital nº 10/2019) para lotação nas unidades escolares. A lotação dos professores será realizada na quinta-feira (04/11), às 8h, no Museu do Eclipse, localizado na rua Coronel Rangel, s/n, na Praça do Patrocínio.

Após a lotação, o candidato deverá se apresentar à escola na qual foi lotado, munido de carta de apresentação, expedida pela Coordenadoria de Gestão e Valorização de Pessoas (Cogev), bem como dos documentos solicitados no termo de convocação e do comprovante da ficha de pré-cadastro de servidor, que deve ser preenchida pelo candidato no site http://precadastrorh.sobral.ce.gov.br.

Após a entrega dos documentos e exames à unidade de ensino na qual o candidato foi lotado, a Cogev irá analisar a documentação e adotar as providências para a contratação do candidato aprovado na seleção pública, que irá exercer a função a partir de novembro.

- Termo de convocação do edital nº 10/2019: https://bit.ly/3pRJDZY
- Professores convocados: https://bit.ly/3jO4Dx1

Escolas municipais de Sobral voltam a atender 100% dos estudantes presencialmente


As escolas municipais de Sobral voltam a atender 100% dos estudantes presencialmente, na quarta-feira (03/11), passados 596 dias desde o início da pandemia. Mais de 33,7 mil estudantes voltarão a ter aulas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas 70 escolas da rede pública municipal de ensino.

Desde o dia 1º de setembro, as escolas vinham atendendo a 50% dos estudantes em dias alternados da semana. As unidades escolares foram preparadas com a instalação de pias, abertura de janelas para garantir a reciclagem do ar, reorganização das salas e instalação de totens com álcool em gel. Para os estudantes e profissionais também foi disponibilizado equipamento de proteção individual, como máscaras e garrafas para água.

Sobral conta com o Plano de Retomada das Atividades de Educação Pública composto por regras e organização interna; cuidados sanitários (aferição de temperatura, uso de equipamentos de proteção individual, atenção e cuidado aos profissionais de grupo de risco, apoio às famílias, entre outros cuidados); e orientações pedagógicas.

FORMAÇÕES
As formações continuadas para os educadores da rede municipal também passam a ser presenciais, em novembro, no Centro de Educação a Distância. Mensalmente, mais de 1.400 educadores, entre professores, cuidadores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, participam das formações conduzidas por formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional.

- Veja o calendário de formações de novembro: https://bit.ly/3vW2Haz

Abertas as inscrições para o 35º Seminário sobre a Educação de Sobral


A Secretaria da Educação de Sobral promove, nos dias 25 e 26 de novembro, o 35º Seminário sobre a Educação de Sobral. Voltado para secretários de educação, prefeitos, vereadores, professores, acadêmicos e pesquisadores interessados na temática, o seminário será realizado no Centro de Educação a Distância (CED). As inscrições seguem até o dia 25 de novembro.

Durante o seminário, são apresentadas informações sobre o histórico, as primeiras medidas adotadas, a política de formação continuada dos professores, o trabalho da tutoria pedagógica e da avaliação externa. Também é feita uma apresentação dos próximos desafios de Sobral, como a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Na programação, os participantes também visitam uma escola de cada modalidade de ensino da rede pública de Sobral, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário on-line. Ao final do seminário, todos os educadores recebem um certificado de participação.


35º Seminário sobre a Educação de Sobral
Data: 25 e 26 de novembro de 2021
Local: Centro de Educação a Distância (CED)
[Rua Iolanda Barreto, 317 - bairro Jocely Dantas]

Secretaria da Educação de Sobral articula parceria com o Centro de Educação a Distância do Ceará


O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, visitou, nesta quinta-feira (28/10), o Centro de Educação a Distância do Ceará. Visando firmar parceria para a realização de formações para professores, o secretário se reuniu com a coordenadora do equipamento, Wagna Lima, para discutir um termo de cooperação entre as entidades.

Acompanhado do diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes, o secretário visitou as salas do equipamento, no qual acontecerão as formações continuadas para os professores do município, realizadas mensalmente pela Esfapege para cerca de 1.400 educadores.

“O objetivo dessa reunião foi iniciar o processo de construção deste termo de cooperação técnico-científico, no qual a Secretaria da Educação e os demais parceiros irão produzir materiais didáticos e desenvolver recursos educacionais para formação de professores”, explicou Herbert Lima.

Ainda segundo o secretário da Educação, a Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância também irá disponibilizar plataformas e ambientes virtuais para a avaliação dos estudantes e para a utilização em cursos e capacitações de professores em práticas laboratoriais de Ciências da Natureza e de Matemática.

Secretaria da Educação fortalece parceria com o grupamento de Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal de Sobral


O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esteve reunido, nesta quinta-feira (28/10), com o grupamento de Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal de Sobral, composto pelo inspetor chefe Flávio Alves, pelo inspetor Sérgio Gomes e pela guarda Simone Freitas. Na pauta, o fortalecimento da parceria com as escolas municipais e novas ações que serão desenvolvidas com a Secretaria da Segurança Cidadã.

Foram propostas iniciativas como a criação de um sistema para registro de ocorrências escolares; uma formação para os controladores de acesso que atuam nas escolas; o mapeamento de rotas estratégicas para as visitas e rondas periódicas nas escolas; além das implantação de um sistema de monitoramento eletrônico com a instalação de câmeras de videomonitoramento, que serão adquiridas pela Secretaria da Educação.


“Gratidão pelo trabalho da Guarda Municipal e da Ronda Escolar, pois são parceiros fundamentais para que as escolas possam trabalhar com tranquilidade. A nossa meta é fortalecer esta parceria com o desenvolvimento destas novas ações pautadas no diálogo e cultura de paz”, disse o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

O grupamento de Ronda Escolar Escolar atua na ronda preventiva e comunitária nas escolas municipais e no seu entorno, além de promover palestras e rodas de conversa que abordam temas diversos. Assim, proporciona práticas de cultura de paz no ambiente escolar.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Divulgado resultado preliminar para seleção de assistente de alfabetização do Programa Tempo de Aprender


A Secretaria da Educação de Sobral divulgou, nesta quinta-feira (28/10), o resultado preliminar da seleção de assistentes de alfabetização voluntários do Programa Tempo de Aprender em Sobral.

Os candidatos desclassificados na seleção poderão recorrer do resultado na sexta-feira (29/10), exclusivamente pela internet, enviando e-mail para codepe.selecao@edu.sobral.ce.gov.br.

São oferecidas 30 vagas para formados em Pedagogia ou com 2/3 da graduação concluída e experiência docente comprovada em alfabetização. Os aprovados apoiarão o professor alfabetizador nas escolas municipais em até oito turmas.

O Programa Tempo de Aprender tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 3º de novembro de 2021, no Diário Oficial do Município e no portal da Secretaria da Educação.

Resultado preliminar: https://bit.ly/3nFYiVk


Prorrogadas as inscrições para o curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais”


Foram prorrogadas, até 30 de novembro, as inscrições para o “Curso de Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais”. O curso gratuito é voltado para graduandos(as), graduados(as), professores da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

As aulas são realizadas ao vivo toda sexta-feira e sábado, das 14h às 17h, e seguem até novembro, com transmissão pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube. As aulas também ficam gravadas no canal para os cursistas que não conseguirem assistir ao vivo ou para revisão dos conteúdos.

O curso aborda as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; responsabilidade e cidadania. Também são apresentados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, entre outros.

As aulas são ministradas por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

A iniciativa é da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria de Educação de Sobral-CE.

Aulas já realizadas: https://bit.ly/Curso_MPPTE

Lives abordarão a gestão de currículos e aprendizagem e os recursos e estratégias para criar, interagir e avaliar


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” terá, nos dias 29 e 30 de outubro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando a gestão de currículos e aprendizagem e os recursos e estratégias para criar, interagir e avaliar. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Gestão de currículos e aprendizagem” é o tema da aula de sexta-feira (29/10). A palestra será proferida pela professora Lilian Neves, da plataforma educacional Weleto. No sábado (30/10), a professora Karla Priscilla, da empresa Conectando Experiências, abordará a temática “Recursos e estratégias para criar, interagir e avaliar”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 25 - sexta-feira (29/10)

Aula 26 - sábado (23/10)

III Seminário Pisa for Schools em Sobral será realizado dia três de novembro


Sobral participa, pela terceira vez, da aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa para Escolas. Para mobilizar as escolas estaduais e apresentar a sistemática da avaliação internacional, a Secretária da Educação de Sobral realizará o III Seminário Pisa for Schools, no dia três de novembro, a partir das 17h, no Centro de Educação a Distância (CED).

No seminário, serão entregues certificados de honra ao mérito para as escolas estaduais que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa para Escolas em 2019 com os seus resultados.

Em Sobral, 1.299 estudantes de 17 escolas públicas estaduais farão a avaliação, de 9 a 18 de novembro. Antes, no dia 5 de novembro, será aplicado um questionário simulados para os estudantes se familiarizarem com o estilo das questões que serão aplicadas na avaliação internacional.

Criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Pisa avalia a forma como estudantes de 15 anos aplicam as habilidades e o conhecimento que têm em Leitura, Matemática e Ciências para resolver problemas em situações da vida real.

Além de comparar internacionalmente a qualidade da educação oferecida em Sobral, a avaliação permitirá compreender como as habilidades socioemocionais afetam o aprendizado e como desenvolvê-las na sala de aula; e identificar estratégias que ajudem a melhorar o desempenho dos estudantes com dificuldades de aprendizagem.




Prefeitura de Sobral convoca 43 auxiliares de serviços educacionais aprovados em seleção pública


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, está convocando mais 43 aprovados na seleção pública para o cargo de auxiliar de serviços educacionais (edital nº 03/2021). A lotação dos aprovados será realizada na quarta-feira (03/11), às 9h, no Museu do Eclipse, localizado na rua Coronel Rangel, s/n, na Praça do Patrocínio.

Esta é a quinta convocação desses profissionais, que atuam no cuidado e acompanhamento dos estudantes com necessidades especiais, auxiliando-os na locomoção pelas dependências da escola, sala de aula e equipamentos. Atualmente, a rede pública municipal de ensino de Sobral conta com 436 auxiliares de serviços educacionais.

Após a lotação, os candidatos deverão se apresentar à respectiva unidade de ensino na qual foram lotados, munidos de carta de apresentação, expedida pela Coordenadoria de Gestão e Valorização de Pessoas, bem como dos seguintes documentos devidamente preenchidos (original e cópia):

- Declaração de não acumulação ilícita de cargos, empregos e funções públicas, com firma reconhecida (anexo II);
- Declaração de bens, com firma reconhecida (anexo III);
- Número de conta corrente no Banco Itaú (caso não tenha conta, providenciar a abertura junto ao banco, conforme dia estipulado pela Coordenadoria de Gestão e Valorização de Pessoas - Cogev). A carta para apresentação junto ao banco será entregue pela Cogev após a lotação);
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carteira de trabalho e previdência social;
- PIS/PASEP;
- Título de eleitor;
- Carteira de reservista (sexo masculino);
- Certificado de escolaridade;
- Atestado de saúde ocupacional (ASO);
- Cópia do cartão de vacinação contra Covid-19 (pelo menos 1ª dose);
- Cópia do comprovante da ficha de pré-cadastro realizado no site http://precadastrorh.sobral.ce.gov.br.

- 5º termo de convocação: https://bit.ly/3jGTPRh
- Lista de convocados: https://bit.ly/3vPFR4g

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Secretaria da Educação de Sobral oferece plataforma de leitura digital para 7.500 estudantes


A Secretaria da Educação de Sobral firmou parceria com a startup Árvore, para levar a plataforma Árvore Livros para estudantes da rede pública municipal de educação. Serão beneficiados 7.500 estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, bem como 300 professores e gestores das escolas municipais que atendem os anos iniciais, contemplando 34 escolas municipais.

Será disponibilizado aos estudantes, professores e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral um login de acesso à plataforma. No total, eles terão acesso gratuito a mais de 30 mil livros até fevereiro de 2022.

Coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os professores das turmas envolvidas no projeto receberão, ainda, capacitações para aprender a utilizar a plataforma.

ÁRVORE LIVROS
A Árvore Livros é uma plataforma com mais de 30 mil livros, classificados por segmentos escolares, para os estudantes lerem quando e onde quiserem em uma plataforma gamificada. A plataforma também oferece recursos de apoio ao educador para enriquecer as mediações de leitura.

- Acesse a plataforma: https://www.arvore.com.br/sobral

#SobralnoEnem terá aulas de Ciências da Natureza em seu 13º encontro


A Prefeitura de Sobral realiza, neste sábado (30/10), o 13º encontro do curso preparatório #SobralnoEnem On-line 2021. A partir das 8h30, as aulas serão transmitidas ao vivo no canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

O encontro abordará as disciplinas de Ciências e Suas Tecnologias, com os professores Davis Posso, Jota Façanha e Arilo Pinheiro. Será apresentada ainda a proposta de redação da semana.

O #SobralnoEnem é voltado para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que fazem o 3º ano do Ensino Médio ou são egressos das redes pública e privada de ensino. Serão realizados 16 encontros virtuais, até 13 de novembro. Os estudantes contarão com dois simulados, de forma on-line, além de material didático.

O #SobralnoEnem On-line 2021 é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Organização Educacional Farias Brito, por meio do FB on-line.


terça-feira, 26 de outubro de 2021

Resultado de Sobral e do Ceará no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é destaque na mídia nacional


O resultado de Sobral, que conquistou o 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira ( IOEB) 2021, e do Ceará, que tem 18 dos 20 municípios com as maiores notas no indicador, foi destaque na imprensa estadual e nacional. O resultado foi notícia na CNN Brasil, nos portais do G1 e UOL, e nos jornais O Povo e Diário do Nordeste.

Sobral, Cruz, Milhã, Ararendá, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Pires Ferreira, Martinópole, Quixeramobim, Catunda, Uruoca, Mucambo, Deputado Irapuan Pinheiro, Barroquinha, Ipaporanga, Meruoca, Cariré e Forquilha estão entre os 20 municípios brasileiros que oferecem as melhores oportunidades educacionais para crianças e jovens desde a educação infantil ao ensino médio.


O indicador analisa dados como a escolaridade dos professores, quantidade de horas-aula por dia, experiência dos diretores, taxa de atendimento na educação infantil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, taxa líquida de matrícula do ensino médio, além da escolaridade dos pais.

Veja as reportagens:










Gestores de sete estados brasileiros participam do 34º Seminário da Educação de Sobral


Visando compartilhar as experiências exitosas de Sobral na área educacional, a Secretaria da Educação de Sobral recebeu, nos dias 21 e 22 de outubro, gestores e educadores de sete estados brasileiros. As comitivas, que fizeram parte do 34º Seminário da Educação de Sobral, foram recepcionadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e demais equipes da Secretaria.

Estiveram presentes comitivas das cidades de Laranjal do Jari, no Amapá;  Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul; Itaoca, em São Paulo; Altamira, no Pará; Caetité, na Bahia; São José, em Santa Catarina; e Uruoca, no Ceará.


Na ocasião, além de conhecerem a sede da Secretaria da Educação, as comitivas se reuniram com as equipes da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica e da Coordenadoria de Gestão Escolar, que apresentaram as estratégias usadas por Sobral para alavancar a educação do município.

“O propósito da visita é de qualificar a rede educacional de Porto Alegre, com ações mais assertivas que contribuam para o salto de qualidade nos indicadores educacionais. Temos muito que aprender com uma rede pública municipal de ensino que é reconhecida como a melhor rede de educação pública do país”, afirmou Janaína Audino, secretária de Educação de Porto Alegre.


Os gestores e educadores visitaram, ainda, a Casa da Avaliação Externa do Município de Sobral, responsável pelas avaliações semestrais realizadas na rede municipal; e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, responsável pela formação em serviço dos educadores.

- Veja mais fotos do seminário aqui.



Tribunal de Contas do Estado do Ceará divulga estudo “Educação que Faz a Diferença”


O Tribunal de Contas do Estado do Ceará divulgou um estudo no âmbito do projeto “Educação que Faz a Diferença”, que teve como objetivos “reconhecer redes municipais de ensino que estão realizando um trabalho de destaque e garantindo a aprendizagem de parte significativa de seus alunos; e mapear, em nível nacional, boas práticas de redes no ensino fundamental”.

O estudo reconheceu a rede pública municipal de ensino de Sobral com o selo “Rede de Excelência”, uma das duas únicas do Brasil que recebeu este selo. Realizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e pelo Instituto Rui Barbosa, o levantamento identificou 118 redes de ensino municipais no Brasil com bons resultados no ensino fundamental que receberam o selo de qualidade: Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual, conforme seus indicadores.

“A Educação de Sobral já foi amplamente estudada e segue sendo referência no País. O Município destaca-se não apenas pelos bons resultados, mas também por tê-los obtido em um contexto desfavorável, estando em uma região pobre do semiárido nordestino. O desempenho da rede é fruto de várias políticas públicas estruturadas e concomitantes: fortalecimento da gestão escolar, avaliação e monitoramento constantes da aprendizagem, autonomia e descentralização financeira das escolas, investimento em qualificação dos professores, entre outras. A continuidade das ações, mesmo com as trocas de gestão, é considerada imprescindível”, aponta o estudo.


ESTUDO

As redes reconhecidas com o selo Excelência e Bom Percurso buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos; esforçam-se para reduzir as desigualdades e não deixar nenhum estudante para trás; trabalham para que todos fiquem na escola; apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos alunos ao longo dos anos; e apresentam Ideb acima do esperado dado o nível socioeconômico dos alunos; além da taxa de atendimento de crianças de 0 a 3 anos, no mínimo, igual ao percentual registrado no Estado.

Visando compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas, auditores dos Tribunais de Contas visitaram 116 escolas de 69 redes de ensino municipais, em todo o Brasil. Sobral recebeu a visita da comitiva em outubro de 2019. Em todas as redes, realizaram entrevistas com o secretário da Educação e equipe técnica, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, estudantes e seus responsáveis, além de observações de aulas.

O estudo identificou como estratégias e práticas pedagógicas comuns nas redes com bons resultados no ensino fundamental: Utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes; suporte constante por parte das Secretarias da Educação, com visitas frequentes às escolas; monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos; investimento na gestão escolar, com incentivo ao protagonismo das escolas; oferta constante e diversificada de formação continuada; e cultura de observação de aulas, com devolutivas construtivas.

O projeto "Educação que Faz a Diferença" é fruto de uma parceria entre o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e os Tribunais de Contas (TCs) do País com jurisdição na esfera municipal. O relatório será divulgado junto ao chefe do Poder Executivo estadual, ao presidente da Assembleia Legislativa, à secretária Estadual de Educação e aos 184 secretários municipais da Educação.

- Leia o estudo “Educação que Faz a Diferença”: https://bit.ly/2VjEgTi



Secretaria da Educação de Sobral realiza premiação das Olimpíadas Científicas Sobralenses e do 3º Saberes


A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na quinta-feira (21/10), na Câmara Municipal de Sobral, a premiação das Olimpíadas Sobralenses de Matemática, de Língua Portuguesa, de Ciências Humanas, de Ciências da Natureza e de Astronomia e Astronáutica. Na ocasião, foram concedidas medalhas para professores e estudantes representantes das 49 escolas municipais participantes da competição.

“Por conta da pandemia, em 2020 nós realizamos de maneira virtual a primeira edição das Olimpíadas de Sobral. Mesmo após tantas experiências com outras olimpíadas, criamos uma iniciativa nossa, de incentivo aos estudantes e aos professores interessados por olimpíadas, que criasse o espírito de protagonismo no estudante em relação ao aprendizado”, afirmou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.


Os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e da Educação de Jovens e Adultos da rede pública conquistaram 7.629 medalhas de ouro, prata e bronze, além de 1.654 menções honrosas.

Todas as competições foram realizadas de forma on-line em duas fases, de setembro a dezembro de 2020, e contaram com mais de 32 mil inscrições. O objetivo das Olimpíadas Sobralenses é identificar jovens talentos, despertar e estimular o interesse dos estudantes pela investigação, além de exercitar a resolução de problemas.

3º SABERES
No evento, ainda foram realizadas as entregas das certificações para os premiados no 3º Saberes - Encontro de Educadores de Sobral. Foram premiados os autores dos melhores relatos de experiências educacionais exitosas, desenvolvidas por educadores da rede pública municipal de ensino de Sobral, neste período de distanciamento social físico.

A programação contou ainda com a entrega de placas de homenagem aos professores Inspiradores, premiados a partir de relatos de vivências significativas enviados por pais e estudantes de todas as escolas municipais de Sobral. A comissão organizadora do 3º Saberes elegeu os quatro melhores relatos.


“O Saberes é um evento que já tem história em Sobral. Nós celebramos o mês do professor com uma grande programação e o Saberes faz parte desse movimento de reconhecimento que a Secretaria da Educação e a Esfapege têm com o corpo docente. O Saberes foi realizado nesta edição de forma híbrida. Parabenizo as famílias presentes, professores e a todos os homenageados nesta tarde”, comentou o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes.

O evento faz parte da programação especial em comemoração ao mês do professor, que contou também com a posse de professores e orientadores educacionais concursados.

Estiveram presentes na solenidade coordenadores, gerentes e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral e da Esfapege, além de amigos e familiares dos homenageados.

Veja as fotos: https://bit.ly/2ZncMkk

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Abertas inscrições para seleção de assistente de alfabetização do Programa Tempo de Aprender


Estão abertas as inscrições para a seleção de assistentes de alfabetização voluntários do Programa Tempo de Aprender em Sobral. Os interessados têm até o dia 25 de outubro para inscrição no portal de seleções da Prefeitura de Sobral: http://selecao.sobral.ce.gov.br

São oferecidas 30 vagas para formados em Pedagogia ou com 2/3 da graduação concluída e experiência docente comprovada em alfabetização. Os aprovados apoiarão o professor alfabetizador nas escolas municipais em até oito turmas.

O Programa Tempo de Aprender tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O resultado preliminar será divulgado no dia 28 de outubro e o resultado final no dia 1º de novembro de 2021, no Diário Oficial do Município e no portal da Secretaria da Educação

Leia o edital: https://bit.ly/3C6pPoN
Inscrições AQUI.



Divulgados trabalhos aprovados para apresentação no III Seminário da Criança de Sobral


A Secretaria da Educação de Sobral divulgou, nesta sexta-feira (22/10), os relatos de experiência aprovados para apresentação no III Seminário da Criança de Sobral, que será realizado no dia 27 de outubro, por meio de webconferência, no Google Meet. 

Professores da rede pública de ensino, lotados na educação infantil; coordenadores e diretores de escolas e de centros de educação infantil; além de técnicos e gestores da Secretaria da Educação de Sobral, submeteram trabalhos para apresentação no seminário. O objetivo é compartilhar e valorizar as experiências educacionais exitosas, vivenciadas no período de distanciamento social físico. 
 
O III Seminário da Criança de Sobral será promovido pela Secretaria da Educação de Sobral, por meio da Coordenadoria da Educação Infantil, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).
 
Lista de trabalho aprovados: https://bit.ly/3jsdrbL



quinta-feira, 21 de outubro de 2021

IOEB 2021 | Sobral conquista 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira


Pela quarta vez consecutiva, Sobral conquistou o 1º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - IOEB 2021, divulgado nesta quarta-feira (20/10). Com nota 6,7, Sobral supera as médias estadual (5,5) e nacional (5,0) no IOEB, que analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais do município.

O Ceará ocupa o segundo lugar do Brasil, no ranking dos estados no IOEB, ficando atrás apenas de São Paulo com nota 5,7. O IOEB 2021 foi calculado com base nos dados do IBGE 2010, do Censo Escolar 2019 e do Saeb 2019. Dos 20 municípios brasileiros com as maiores notas, 18 são municípios cearenses: Sobral, Cruz, Milhã, Ararendá, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Pires Ferreira, Martinópole, Quixeramobim, Catunda, Uruoca, Mucambo, Deputado Irapuan Pinheiro, Barroquinha, Ipaporanga, Meruoca, Cariré e Forquilha.

O êxito da política educacional de Sobral tem inspirado outros estados brasileiros e tem sido apresentada como referência para líderes de diversos países em conferências promovidas pelo Banco Mundial. O município continua buscando aperfeiçoar cada vez mais sua política educacional com novos currículos para a educação infantil e para o ensino de língua portuguesa, matemática e ciênciais, olhando para as melhores experiências internacionais de aprendizagem “mão na massa”, aliados ao desenvolvimento das competências socioemocionais para a formação integral dos estudantes.


OPORTUNIDADES

O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidade de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.

O IOEB é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.




Prefeito verifica aquisição de materiais didáticos, além de absorventes, fibra ótica e novos ônibus para rede municipal


Durante reunião na tarde desta terça-feira (19/10), com equipe da Secretaria da Educação de Sobral, o prefeito Ivo Gomes verificou a aquisição de material escolar pedagógico e didático completo para o ano letivo de 2022 para todos os alunos da rede pública municipal de ensino.

O prefeito também anunciou a aquisição de absorventes íntimos para alunas em situação de vulnerabilidade social, bem como a aquisição de novos ônibus escolares, fibra ótica para as escolas e novos e modernos aparelhos de monitoramento eletrônicos.

“Tudo do bom e do melhor, porque eles merecem. Ano que vem será um ano muito importante para tentarmos diminuir os impactos causados pela pandemia que, se Deus quiser, vai embora o mais rápido possível”, destacou o prefeito.

Os investimentos e gastos em educação em Sobral ultrapassam R$ 150 milhões, o que representa percentual superior aos 25% exigidos pela legislação.

Lives abordarão o design emocional e o poder das metodologias ativas e da tecnologia na educação nos dias 22 e 23 de outubro


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” terá, nos dias 22 e 23 de outubro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando o design emocional e o poder das metodologias ativas e da tecnologia na educação. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“O design emocional como processo de construção de uma trilha de aprendizagem” é o tema da aula de sexta-feira (22/10). A palestra será proferida pela professora Fabiane Gontijo, da editora FTD Educação. No sábado (23/10), a professora Prissilla Mello, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, abordará a temática “Aulas que engajam: o poder das metodologias ativas e da tecnologia na educação”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 23 - sexta-feira (22/10)

Aula 24 - sábado (23/10)


#SobralnoEnem terá aulas de Matemática em seu 12º encontro neste sábado (23/10)


A Prefeitura de Sobral realiza, neste sábado (23/10), o 12º encontro do curso preparatório #SobralnoEnem On-line 2021. A partir das 8h30, as aulas serão transmitidas ao vivo no canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

O encontro abordará a disciplina de Matemática e Suas Tecnologias, com os professores Alexandre Moura e Filipe Serpa. Será apresentada também a proposta de redação da semana.

O #SobralnoEnem é voltado para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que fazem o 3º ano do Ensino Médio ou são egressos das redes pública e privada de ensino.

Serão realizados 19 encontros virtuais, até 27 de novembro, véspera da data de aplicação do Enem. Os estudantes contarão com dois simulados, de forma on-line, além de material didático. Foi disponibilizado para os estudantes o 12º fascículo abordando questões de Matemática e Suas Tecnologias.

O #SobralnoEnem On-line 2021 é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Organização Educacional Farias Brito, por meio do FB on-line.