quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Sobral e Fortaleza realizam intercâmbio de experiências exitosas para um planejamento urbano sustentável


Sobral recebe, nesta terça e quarta-feira (08 e 09/02), gestores da Prefeitura de Fortaleza e do Laboratório de Inovação e Dados do Estado do Ceará (Íris) no 1º Encontro sobre Planejamento Sustentável Fortaleza – Sobral. O prefeito Ivo Gomes e a vice-prefeita, Christianne Coelho, receberam o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, que coordena a comitiva de gestores de Fortaleza que farão o intercâmbio de experiências exitosas em várias áreas com os gestores de Sobral.

Na abertura do encontro, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), apresentou os objetivos do encontro. “Acredito muito no poder da cooperação para que a gente possa fazer avançar o desenvolvimento sustentável em todas as áreas. Pensando nisso, criamos o programa ‘Repensar o urbano juntos - o futuro das cidades para as pessoas’, nesta edição Fortaleza - Sobral. Este é o primeiro encontro de duas cidades que vão discutir, no estado do Ceará, o desenvolvimento urbano e sustentável. Viemos aprender com Sobral, compreender o que Sobral fez em termos de políticas públicas relacionadas com a vida nas cidades”, explicou Élcio Batista.


Durante o encontro, realizado no auditório da Prefeitura de Sobral, foram apresentadas as experiências do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor) e do Íris, do Governo do Estado do Ceará. Os secretários municipais de Sobral também apresentaram os programas, projetos e iniciativas nas áreas do urbanismo, habitação, educação, meio ambiente, mobilidade, planejamento e gestão.

Participam do encontro, a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; os secretários municipais de Sobral Herbert Lima (Educação), Marília Ferreira Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente), Ramom Carvalho (Planejamento e Gestão), Kaio Dutra (Trânsito e Transportes), e o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, Erlânio Matoso; além de gestores da Vice-Prefeitura de Fortaleza, do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e da Secretaria da Juventude de Fortaleza.