sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Realizada aula inaugural do Curso de Robótica Educativa


A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na manhã desta quinta-feira (11/08), na sede do Centro Integrado Sesi Senai Sobral, a aula inaugural do curso de Robótica Educativa, como parte integrante da programação do dia do estudante. O evento contou com a participação dos alunos da rede municipal inscritos no curso, de professores e de autoridades que compuseram a mesa do evento.

Durante a acolhida os participantes assistiram uma esquete realizada pela Brinquedoteca do Didi, chamada “Inventores de invenções” e puderam realizar uma ginástica laboral oferecida pela equipe de educação física do Sesi. A programação ainda contou com música ao vivo e uma apresentação de robôs.


Para o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes, que representou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, essa é uma iniciativa muito importante. “É um investimento da Educação de Sobral com parceiros já conhecidos. É importante ressaltar o comprometimento da gestão em realizar novas ações. Estou emocionado e encantado com o que vi aqui. Isso é uma verdadeira fábrica de sonhos possíveis!”, ressaltou.

As aulas estão acontecendo no contraturno do horário regular das aulas na escola, com um encontro semanal. Cerca 300 estudantes do 7º e 8º ano do ensino fundamental matriculados na rede pública municipal de ensino foram selecionados para participar.

“Pra gente vai ser um momento de transição no qual nós estamos ampliando a tecnologia dentro da nossa Unidade e também vamos fomentar isso para a educação de Sobral. Hoje, a melhor educação do Brasil está ampliando ainda mais seus horizontes, com essa tratativa da robótica educacional. Queremos dar as boas vindas a todos e dizer que essa casa é de vocês”, destacou o gerente da Unidade SESI SENAI de Sobral, Elson Mesquita.


O estudante da Escola Trajano de Medeiros, Pedro do Nascimento, falou sobre sua experiência no curso. “Minha expectativa mudou completamente com o passar das aulas. O curso me ajudou a entender que a Matemática é bem mais importante do que nós estamos acostumados a realizar dentro da sala de aula”, afirmou.

Também estiveram presentes Paulo Roberto da Silva, coordenador de Educação da Unidade de Educação e Cultura com foco em Educação Continuada, Educação Tecnológica e Assessorias Educacionais; e Sâmia Ponte, diretora Escolar da Escola Sesi Senai de Sobral.