Quase 7 mil estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram desse instrumento de avaliação, com o objetivo de auxiliar professores e gestores no monitoramento dos processos de desenvolvimento das habilidades exigidas nessa avaliação em larga escala.
Para o secretário da Educação, Herbert Lima, essas informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. "O SAEB é uma avaliação realizada a cada dois anos e nos permite oferecer parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria de políticas educacionais", explicou.
SAEB
Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.