sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Prefeitura de Sobral e Editora Opet ampliam parceria educacional para atender 3.200 estudantes do município


Na quinta-feira (24/01), o prefeito Ivo Gomes, o secretário da Educação, Herbert Lima, e a superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, assinaram um termo que celebra a ampliação da parceria educacional entre o município e a instituição. Desde 2018, em um projeto-piloto, a editora oferece materiais didáticos e formações pedagógicas para professores e crianças da etapa inicial da Educação Infantil do município. Ao todo, são atendidas 730 crianças, que utilizam a “Coleção Primeira Infância”, material finalista do Prêmio Jabuti.

“Serão materiais voltados para a primeiríssima infância, serão cinquenta kits de apoio para os professores e 470 kits para as crianças. Os pais vão poder acompanhar toda a rotina da criança, as atividades escolares, apesar de serem bebês e não utilizarem material didático ainda, esse é um apoio importante para a família. Além disso, nós também estamos recebendo a coleção Primeira Infância +1, que são para as crianças do Infantil I, e também para professores da rede pública municipal. A outra novidade importante para 2019 é que, por meio dessa parceria, nós estamos recebendo todo o material didático do segundo ano do Ensino Fundamental I, um material de excelência, de referência, que já foi validado pelo PAIC, Programa de Alfabetização na Idade Certa, e utilizado amplamente no Ceará. Ele vem reforçar ainda mais a qualidade do ensino no município de Sobral”, explica o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Em 2019, além dos materiais didáticos, serão implantadas também formações pedagógicas para professores do 2º ano do Ensino Fundamental. O trabalho será desenvolvido a partir da “Coleção Caminhos e Vivências”, que é adotada com sucesso por diversas redes municipais do país. Com a ampliação da parceria, mais 2.500 estudantes serão beneficiados.

“Ficamos felizes com o convite, feito pela Secretaria da Educação de Sobral, para que a parceria fosse mantida e ampliada. Sobral é um exemplo poderoso de como pode ser a educação pública em nosso país”, afirma a superintendente da editora, Cristina Swiatovski. “Fazer parte dessa história nos engrandece e mostra que, como sistema de ensino, temos muito a oferecer para as redes municipais”

Em Sobral, o projeto-piloto da Educação Infantil utiliza os materiais da “Coleção Primeira Infância”, que apresenta um olhar especial para a primeira etapa da educação. Além de reforçar os laços entre as famílias e as instituições educativas, os livros trazem propostas de vivências e proporcionam o registro das experiências vividas pelas crianças na instituição educacional, de forma a construir um portfólio com textos, imagens e músicas que criam um ambiente rico em experiências e brincadeiras. Para os educadores, oferece materiais que os levam à reflexão sobre o trabalho pedagógico com crianças bem pequenas, oferecendo práticas voltadas para a criança com a participação da família.

No caso dos professores e estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, serão adotados os livros da “Coleção Caminhos e Vivências”, composta por livros didáticos e de apoio que contemplam os componentes curriculares obrigatórios para esta etapa da educação: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte. As propostas de ensino permitem o trabalho interdisciplinar, preservam a especificidade de cada componente curricular e observam os elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.