terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2019

As escolas da rede pública e privada interessadas em participar da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) deverão realizar a inscrição no site oficial, até o dia 17 de março. Os estudantes também poderão participar da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O intuito da Olimpíada é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa. Esta edição será realizada durante o Ano Municipal das Ciências, que marca o centenário de comprovação da Teoria da Relatividade comemorado neste ano.

A OBA acontece em única fase, dividida em quatro níveis: três para os alunos do ensino fundamental e um para os do ensino médio. A prova conta com dez questões, sendo sete de astronomia e três de astronáutica, que será realizada simultaneamente em todas as escolas participantes no dia 17 de maio, no horário mais conveniente para cada escola.

Em 2018, os estudantes das escolas municipais de Sobral conquistaram 133 medalhas na 21ª edição da OBA, sendo 58 medalhas de ouro, 36 medalhas de prata e 39 medalhas de bronze. A educação de Sobral também conquistou três medalhas de bronze na Mostra Brasileira de Foguetes.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a participação de todos os alunos regularmente matriculados em instituições de ensino fundamental e médio de todo o país.

- Inscrições AQUI