sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Prêmio Educadoras do Sabor elege melhor receita da alimentação escolar


A Secretaria da Educação de Sobral promoveu, nesta quarta-feira (18/12), a entrega do “Prêmio Merendeiras em Foco - Educadoras do Sabor”, no Centro de Educação a Distância do Ceará. A vencedora foi a manipuladora da Escola Elpídio Ribeiro, Magnólia da Costa, que preparou um purê de banana verde com carne de charque, que passará a compor o cardápio da alimentação escolar. As dez finalistas receberam medalhas de honra ao mérito e brindes.


O secretário da Educação, Herbert Lima, destacou as ações da gestão para valorização das manipuladoras de alimentos, que desenvolvem um papel fundamental nas escolas. “A merenda escolar é muito importante e cumpre uma função social, pois mais de 50% das crianças matriculadas em escolas públicas no Brasil têm sua principal refeição do dia na escola. O prêmio é uma iniciativa simbólica que tem a intenção de criar essa sinergia e reconhecer o trabalho dessas profissionais, que estão todos os dias se doando para cuidar com muito zelo e muito amor dos filhos e das filhas de muitas famílias que estão nas escolas”, disse o secretário.

A vencedora do Prêmio, Magnólia da Costa, contou emocionada como surgiu a inspiração para a receita vencedora. “Numa época que passamos grande dificuldade, uma tia minha ganhou um cacho de banana verde. Então, ela as cozinhou e misturou com caldo de feijão para comermos. Quando soube do concurso lembrei desta receita e preparei para o núcleo gestor da escola que aprovou e decidiu servir para as crianças, que aceitaram muito bem essa receita”, revelou Magnólia.

O “Prêmio Merendeiras em Foco - Educadoras do Sabor” contou com duas fases. Na primeira fase, foram analisados relatos de experiência e as receitas inovadoras criadas pelas profissionais utilizando ingredientes da alimentação escolar. E na fase final, as dez melhores receitas foram preparadas e avaliadas por uma banca julgadora analisando a apresentação, sabor, uso de ingredientes saudáveis, boas práticas na preparação e capacidade de reprodução em larga escala.



A solenidade também contou com a presença do diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Amaury Gomes; do coordenador Administrativo, Flávio Ximenes; da coordenadora de Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, das manipuladoras de alimentos da rede municipal, de diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. 

- Veja as fotos da premiação aqui