terça-feira, 4 de agosto de 2020

Professores de Sobral participam de formação para uso de jornal nas atividades escolares


Educadores da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral iniciaram, na segunda-feira (03/08), uma formação para uso pedagógico de jornal nas atividades escolares. A iniciativa do projeto Jornal Joca visa apresentar aos educadores os recursos, os materiais pedagógicos e as dinâmicas que podem ser desenvolvidas com os estudantes para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.

O jornal Joca oferece material pedagógico digital com atividades, planos de aula, quizzes interativos, jogos, vídeos e uma ferramenta para elaboração do próprio jornal. O objetivo é estimular o hábito e o gosto pela leitura de informação jornalística entre crianças e jovens, despertar o interesse pelo conhecimento e incentivar o protagonismo, dando espaço para a colaboração dos leitores com opiniões, dúvidas e o envio de materiais para publicação no jornal.

Formação de professores

Serão realizados mais três encontros on-line, nos dia 10, 17 e 24 de agosto, com a participação de professores do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e do Atendimento Educacional Especializado, diretores e coordenadores pedagógicos, além de formadores e gestores da Esfapege. Os educadores também irão participar do curso “O jornal na escola: como formar o cidadão crítico e ativo do século 21”, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, para aprofundamento sobre os gêneros da esfera jornalística.


Publicado pela Editora Magia de Ler desde 2011, o jornal foi inspirado nas publicações do gênero na Europa e usa uma linguagem adequada ao público infantojuvenil para que compreendam o que acontece no país e no mundo. A publicação conta com notícias sobre ciência, tecnologia, esportes, cultura, entrevistas, curiosidades, além de versões da matérias jornalísticas em inglês e espanhol.