segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Prefeitura Municipal de Sobral realiza reunião para tratar sobre políticas de segurança escolar


A Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, realizou nesta quinta-feira (06/10), no auditório do órgão, uma reunião com todos os diretores, orientadores educacionais do município, gestores e psicólogos das escolas estaduais, além de reunir representantes da justiça e forças de segurança para tratarem sobre essa pauta no ambiente escolar.

Segundo o chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, “nós não temos medido esforços para trazer uma cultura de paz para o ambiente escolar. Temos um compromisso com a população de Sobral, com as nossas crianças, com os nossos adolescentes e com os nossos jovens”, afirmou. 


Para o secretário da Educação, Herbert Lima, “é oportuno o momento dessa reunião, principalmente para mais uma vez reiteramos o compromisso, o acompanhamento e a parceria que as forças de segurança têm no reforço do acompanhamento das nossas unidades escolares e, principalmente, para reiterarmos também os serviços que são ofertados”

Além disso, ele apontou também que “a guarda municipal, assim como também a polícia militar e as duas guarnições foram dobradas, o número de viaturas de profissionais nos últimos dias, nós contamos com a presença de psicólogos nas escolas o que é muito importante não só nesse momento, mas no cotidiano da escola especialmente para trabalhar as questões afetivas, emocionais, sociais com os estudantes e com os profissionais. Então, nesse momento precisamos fortalecer cada vez mais essa parceria e, principalmente, trazer todo o aparato, todo o apoio às escolas do município de Sobral”.


A secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, reforçou o compromisso da sua pasta. “Vocês precisam perceber que parte da solução, a segurança, pode apoiar e está apoiando. Mas a outra parte é o cuidado que precisamos ter nos detalhes. Esse cuidado nos detalhes, quem faz são vocês (profissionais da educação), com a nossa ajuda. Amor é verbo, é ação, treinamento, capacitação, integração, estar junto, é construir políticas em conjunto que é o que nós estamos fazendo com vocês”, enalteceu.  

Estiveram presentes a juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude de Sobral,  Kathleen Nicola; a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude do Ministério Público, Marina Romagna; o defensor público da Vara da Infância e Juventude, Rafael Teixeira; a coordenadora da Casa da Mulher Cearense de Sobral, Suzana Ribeiro; o coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, Daniel Carlos; a coordenadora do Centro de Educação a Distância, Vagna Brito; a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho; o diretor- presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes; e o grupamento da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal de Sobral.