quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Educadores se reúnem mensalmente para debater melhorias no processo de avaliação da educação infantil do município


Em março de 2022, a Secretaria da Educação (SME) iniciou a construção de um sistema de monitoramento idealizado para a requalificação da Avaliação Externa da Educação Infantil do município. Trata-se de uma parceria com o Laboratório de Estudo e Pesquisa e Economia Social (Lepes).

Com o Grupo de Trabalho formado por representantes da equipe técnica e pedagógica da SME, Casa da Avaliação Externa, Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), bem como diretoras, coordenadoras e professoras que, mediadas pela equipe do Lepes e da SME dialogam, discutem, constroem e validam ações para o novo sistema de monitoramento.


Ana Carla Siebra, gerente de formação e acompanhamento, explica: “O planejamento desse projeto está organizado em duas estratégias, uma relacionada à testagem de instrumentos de avaliação e a outra à construção e operacionalização”.

O GT se reúne mensalmente, com o objetivo de qualificar o atual processo de avaliação da educação infantil do município, a partir da escuta ativa da comunidade escolar, dos resultados de avaliações, de pesquisas e estudos de documentos oficiais nacionais e internacionais e da consultoria de instituições parceiras.