quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Universalização do ensino em tempo integral, formação de professores e estratégias de recomposição de aprendizagens são tema de reunião realizada pela Secretaria da Educação


O secretário da Educação de Sobral (SME), Herbert Lima, se reuniu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (11/01), com representantes das coordenadorias de ensino da SME e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Pedagógica (Esfapege), para o planejamento de ações voltadas para o ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal de ensino.

Na pauta, foram tratados assuntos como o planejamento das formações em serviço, que serão ofertadas aos educadores no ano de 2023 por meio da Esfapege, bem como o planejamento de estratégias de recomposição de aprendizagens. As formações são conduzidas por formadores da Esfapege com supervisão da equipe da Secretaria da Educação. Nos encontros, são repassadas orientações gerais sobre os conteúdos e habilidades que serão trabalhados em sala de aula, ao longo do mês, em cada disciplina.

O encontro possibilitou, ainda, os alinhamentos das ações voltadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O Programa “Sobral 100% Educação Integral” também foi pauta no encontro. Na ocasião, foram levantados pontos como carga horária, grade curricular, bases comum e diversificada, disciplinas eletivas e outros pontos pertinentes para a implantação do ensino integral em toda a rede pública.

Para a implantação do novo programa de ensino 100% em tempo integral, serão investidos mais de R$ 140 milhões até 2024 para a construção de novas escolas de Ensino Fundamental I e II, Centros de Educação Infantil e escolas de Ensino Médio. Atualmente, Sobral conta com 14 escolas em tempo integral e 3.665 alunos matriculados nesta modalidade. Além de novas construções, instituições do nível infantil ao médio serão reformadas para atender à demanda.