sexta-feira, 28 de julho de 2023

Sobral 100% Educação Integral: formação inicial de professores e núcleo gestor das escolas em tempo integral ocorrerá de 1º a 4 de agosto


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) realizarão, dos dias 1º a 4 de agosto (terça a sexta-feira), a “Formação Inicial das Equipes Escolares” para professores e núcleo gestor das escolas em tempo integral (ETIs) dos anos finais do ensino fundamental. O evento será realizado na ETI Maria Dorilene.

O momento marca o início das ações realizadas pela SME e pelo ICE para a formação continuada das equipes escolares. Ao todo, o encontro terá 32 horas de duração, e será dividido em quatro dias, ocorrendo sempre das 7h30 às 16h.

A “Formação Inicial das Equipes Escolares” é o primeiro momento no qual professores e núcleo gestor das ETIs terão acesso aos referenciais teóricos e materiais que embasam a proposta do “Modelo da Escola da Escolha”.

Os temas a serem trabalhados terão o objetivo de apresentar e aprofundar conceitos e práticas que devem ser adotados na rotina escolar, na perspectiva da oferta das condições para que se apropriem dos elementos conceituais e metodológicos orientadores do “Modelo da Escola da Escolha” e, dessa forma, serem dotados de conhecimentos para desempenhar as suas funções no desenvolvimento do projeto escolar.

Os Jovens Protagonistas Locais, que são os estudantes que participaram da “Formação em Ações Protagonistas”, estarão presentes em um dos dias de formação, a fim de compartilhar suas experiências e contribuir na condução das atividades práticas. Ao todo, participarão da “Formação Inicial das Equipes Escolares” cerca de 450 profissionais da Educação de Sobral e estudantes da rede municipal de ensino.

FORMAÇÕES

Nos dias 11 e 12 de julho, foram realizadas a “Formação para Equipes Gestoras”, com 25 diretores do ensino fundamental II, 19 coordenadores e 14 professores das escolas municipais de Sobral, além de técnicos da SME e formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege); e a “Formação em Ações Protagonistas”, com 51 estudantes do 8º ano regularmente matriculados no ensino fundamental de escolas municipais.