quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Sobral conquista o 1º lugar nacional na categoria Educação no Prêmio Band Cidades Excelentes pelo segundo ano consecutivo


Sobral conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o 1º lugar nacional na categoria Educação do Prêmio Band Cidades Excelentes do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), em resultado divulgado na noite desta segunda-feira (11/12), na cerimônia realizada em Brasília (DF). O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, representou o prefeito Ivo Gomes na cerimônia de premiação.

Na categoria da Educação, Sobral saiu como grande vitoriosa da noite entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, tendo conquistado a nota 88,35, ficando à frente dos municípios Botucatu (SP) e Jaraguá do Sul (SC). Além disso, Sobral também conquistou o primeiro lugar na categoria Saúde e Bem-Estar para municípios acima de 100 mil habitantes, com a nota 83,69.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, que visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão, com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras por meio do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

EDUCAÇÃO DE SOBRAL

O município de Sobral ganhou destaque pelas políticas de ensino e taxas de alfabetização na idade certa, saindo de um dos piores resultados do país e conquistando, recentemente, os melhores indicadores educacionais do Brasil, como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb); e no Ranking de Competitividade dos Municípios, o que o levou a ser modelo reconhecido nacional e internacionalmente.