quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática serão utilizados em sala de aula em 2018


A Secretaria da Educação de Sobral recebeu, nesta terça-feira (5), a comitiva dos municípios de Benevides (PA) e Cajamar (SP), além dos consultores do currículo de Língua Portuguesa e Matemática e representantes do Instituto Natura, parceiro do Município no desenvolvimento dos documentos curriculares. Em pauta, as ações da Secretaria da Educação e a implementação dos novos currículos de Sobral.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou à comitiva a estrutura organizacional da Secretaria e o trabalho desenvolvido na educação pública municipal de Sobral nos últimos 20 anos. A coordenadoria de Ensino Fundamental, Edna Carvalho, acompanhada do grupo de trabalho responsável pela elaboração dos currículos de Língua Portuguesa e Matemática no município de Sobral, explicou como foi o processo de elaboração dos novos currículos de Sobral, pautados em altas expectativas.

No período da tarde, a comitiva realizou uma visita técnica à Casa da Avaliação para conhecer, em detalhe, como é planejado, operacionalizado e aprimorado o sistema de avaliação municipal de Sobral. Também visitaram a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação continuada dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral.

Nos dias 6 e 7 de dezembro, as equipes das secretarias de educação de Sobral e Benevides e Sobral debatem os desafios para a implementação do currículo em cada uma das cidades. “A equipe da Secretaria da Educação de Benevides já havia conhecido o currículo de Sobral e produzido atividades didáticas baseadas no currículo, assim como a equipe de Sobral também. Então, em 2018, o novo currículo já estará sendo trabalho na sala de aula”, explicou a consultora do município na elaboração dos currículos, Ilona Becskeházy, mestre em Educação pela PUC-Rio e doutoranda em Política Educacional pela Universidade de São Paulo (USP).