segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Realizada a primeira Olimpíada Municipal de Robótica de Sobral


O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral realizou, no sábado (16/12), a primeira Olimpíada de Robótica Municipal, encerrando as atividades do Festival de Artes, Ciências, Informática e Línguas Estrangeiras (FACILE). A abertura da olímpiada foi conduzida pela professora do curso de Engenharia da Computação da UFC, Jermana Lopes, e pelo coordenador e professor do curso de Engenharia Elétrica da UFC, Rômulo Almeida, e contou com a com a participação do diretor do Palácio, Amaury Gomes.

A competição contou com a participação dos concludentes do curso de Robótica, que colocaram em prática os conhecimentos de programação adquiridos no curso. O curso foi promovido pela Secretaria da Educação de Sobral em parceria com o curso de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) – campus Sobral e com o Instituto UFC Virtual, de 19 de agosto a 9 de dezembro de 2017, com o total de 120 horas.

Ao final da Olimpíada foi realizada a entrega de certificados aos concludentes do curso de Robótica e aos monitores do curso, além da entrega da premiação e medalhas para as equipes competidoras e entrega do troféu para a equipe campeã, composta pelo estudante João Carneiro, Klinston Viana e Rikhelme Araújo com o professor Fábio Pereira.

Para o professor de informática da equipe campeã, o curso foi de grande aprendizado. “A gente não tinha conhecimento de robótica, apesar de eu já ter conhecimento em programação, mas os meninos não conheciam nada de programação. O curso foi bastante proveitoso para a gente e a gente estudou bastante”, disse Fábio Pereira.