terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Secretaria da Educação de Sobral recebe comitiva de talentos da educação da Fundação Lemann


A qualidade da educação de Sobral tem chamado a atenção de vários pesquisadores e gestores de todo o Brasil. Foram esses resultados que trouxeram para Sobral, na segunda-feira, 4 de dezembro, uma comitiva de educadores, composta por alguns talentos da Educação da Fundação Lemann, para conhecer a gestão educacional do Município.

O secretário de Educação, Herbert Lima, deu as boas-vindas à comitiva e apresentou as estratégias da política educacional de Sobral, implementadas ao longo dos últimos 20 anos, que fizeram o Município ter hoje a melhor Rede Pública Municipal de Educação do Brasil. Também esteve presente o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional do Desenvolvimento da Educação, Daniel Costa, que tirou dúvidas em relação às escolas estaduais do município. A coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica de Sobral, Jamile Fonteles, revelou as estratégias pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Sobral, como o sistema de avaliações e a tutoria pedagógica.

No período da tarde, a comitiva visitou a Escola Emílio Sendim, que tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, com nota 9,8. Na terça-feira (5/12), o grupo conheceu o Colégio de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, que obteve Ideb (7,6) ficando em 3° lugar no Brasil, entre as escolas municipais de Ensino Fundamental II. Já na quarta-feira (6/12), os gestores irão conhecer a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação continuada dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral.

A comitiva de educadores é composta por Ademir Almagro, coordenador na cidade de Novo Horizonte (SP); Amaral Barbosa de Lima, coordenador de Educação, de Quixeramobim(CE); Lucas Machado, coordenador de projetos da Fundação Lemann; Anna Laura Schmidt, gerente de Projetos na Fundação Lemann;  Cleuza Repulho, consultora da Fundação Lemann; Márcio de Brito, coordenador da Secretaria de Educação do Ceará; Gilgleane Silva do Carmo, orientadora de célula da Secretaria de Educação do Ceará; Mara Elizabeth Mansani, professora colunista da revista Nova Escola, de Sorocaba (SP); Nayra Colombo, coordenadora do Ensino Médio profissionalizante da Seduc-AC; Raimundo Otávio da Mota, secretário de educação do município de Cruz (CE); Julia Sant’Anna, subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.




 - Confira as Fotos - https://goo.gl/oAz1yq