segunda-feira, 28 de maio de 2018

Centenário do Eclipse | Ano da Ciência em Sobral será aberto nessa terça-feira (29/05)


A Prefeitura de Sobral abrirá, na terça-feira (29/05), o “Ano Municipal das Ciências” em Sobral, na Praça do Patrocínio. O evento marca o início da programação que antecede a comemoração dos 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral (29 de maio de 2019), formulada pelo físico alemão Albert Einstein e comprovada em Sobral pela observação do mais famoso eclipse solar da história, em 1919.

A partir das 14h, estudantes da Rede Municipal de Educação de Sobral participam de sessões no Planetário. Às 19h, será realizada a solenidade de assinatura do decreto que institui o “Ano Municipal das Ciências” em Sobral, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC), professor Ildeu Moreira, profere palestra sobre a importância do eclipse de Sobral para o desenvolvimento da Ciência no mundo.

Na ocasião, será aberta a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”, com fotografias e reproduções de jornais da época com relatos do trabalho da comitiva de cientistas que documentou o eclipse de Sobral, tornando possível a comprovação da teoria de Einstein. Também haverá apresentações culturais, como o espetáculo teatral "A Natureza da Luz", do Grupo Teatro Seara (Seara da Ciência UFC), e o Quarteto de Cordas da Universidade Federal do Ceará – campus Sobral.

Programação:
14h – Sessão no Planetário para alunos da rede municipal de educação
19h – Assinatura do decreto do “Ano da Ciência em Sobral”
19h30 – Espetáculo teatral "A Natureza da Luz"
20h - Abertura da Exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”
20h30 – Sessão no Planetário