sexta-feira, 23 de agosto de 2019

FabLearn | Alunos da Rede Pública de Sobral estudam o reino animal e criam seus próprios animais


Dando continuidade ao processo de elaboração do novo currículo de Ciências para a Rede Pública Municipal de Sobral, professores de Ciências que compõem o grupo de trabalho desenvolveram uma sequência didática para o estudo dos animais. Cerca de 100 estudantes do 7º ano participaram de uma aula prática sobre o reino animal no Laboratório FabLearn do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão.

Organizados em grupos, os alunos estudaram as principais características dos animais vertebrados, divididos nas classes dos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e os apresentaram para a turma. Com peças de mdf feitas na cortadora a laser, os alunos criaram seus próprios animais com características adaptadas ao ambiente aquático ou terrestre e descreveram sua alimentação, respiração, reprodução, forma de locomoção e características corporais. Ao final da aula, foi feita uma exposição na escola com os animais criados pelos estudantes.

Os laboratórios FabLearn são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem que já estão presentes em duas escolas da rede pública municipal de Sobral. Os laboratórios contam com kits de robótica, eletrônica, impressora 3D, cortadora a laser, equipamentos de marcenaria, costura, entre outros. Viabilizados pela Fundação Lemann, a iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento do novo currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências.