Sobral receberá dois laboratórios de fabricação digital adaptados ao ambiente escolar (FabLearn Labs) doados pela Fundação Lemann, parceira do Município na elaboração do novo currículo de Ciências que integra o uso de tecnologia. Os equipamentos serão instalados no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, no Complexo Monsenhor Aloísio, e na Escola Padre Oswaldo Chaves, no bairro Dom Expedito.
Nesses laboratórios os estudantes terão acesso à tecnologia de ponta para construção de conhecimentos científicos. “Nossa proposta é que a Ciência e Engenharia estejam juntas para envolver os alunos no fazer, valorizando a criatividade e respeitando as fontes locais de conhecimento”, afirma Paulo Blikstein, idealizador dos FabLearn Labs e um dos maiores especialistas em tecnologia aplicada à educação.
Tendo como base as melhores experiências internacionais, a Secretaria da Educação de Sobral iniciou, em 2017, o processo de elaboração de um currículo de Ciências para a rede municipal de ensino de Sobral, em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade Federal do Ceará e consultoria de especialistas da Universidade de Stanford. A implantação de laboratórios pilotos em duas escolas da Rede Municipal de Ensino subsidiarão estudos para contribuir com a escrita do documento curricular de Ciências, inserindo a tecnologia nas práticas pedagógicas das escolas.
Missão Internacional
Como parte do projeto de implementação de laboratórios FabLearns nas escolas municipais de Sobral, em dezembro, a gerente do Ensino Fundamental II, professora Carolina Farias, e o técnico de TI, Felipe Dias, participaram do curso “FabLearn Training: Stem Teaching for the 21st Century: From Learning Targets to Curricular Units”, no Centro de Pesquisa da Universidade de Stanford, Califórnia, em parceria com o Programa FabLearn do Lemann Center.
Em maio de 2017, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e representantes da Universidade Federal do Ceará e da Escola de Formação Permanente do Magistério também estiveram na Universidade de Stanford, participando desta formação para a implantação dos laboratórios em Sobral.