segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Gestores de 16 estados brasileiros participam do 35º Seminário sobre a Educação de Sobral


A Secretaria da Educação de Sobral promoveu, nos dias 25 e 26 de novembro, o 35º Seminário sobre a Educação de Sobral. O seminário contou com a participação de 157 educadores, secretários de educação e prefeitos de 16 estados brasileiros, que conheceram a política educacional de Sobral e visitaram escolas e equipamentos ligados à Secretaria da Educação.

Abrindo o seminário, no Centro de Educação a Distância, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal. A coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Sâmia Linhares, falou sobre a importância da figura do diretor nas escolas e as estratégias para garantir equidade na rede municipal de ensino.


As comitivas também visitaram a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação dos educadores de Sobral; a Casa da Avaliação Externa, que realiza semestralmente um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental; além do Museu do Eclipse.

Já na sexta-feira (26), as comitivas visitaram o Centro de Educação Infantil Padre João Mendes Lira e a Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, localizados no bairro Dom Expedito; e a Escola José da Matta e Silva, que ganhou uma Sala Maker Espiral, no bairro Campo dos Velhos.


Participaram do seminário educadores e gestores dos municípios de Acarape, Acaraú, Sobral, Tamboril e Trairi-CE; Patu-RN; Cajazeiras do Piauí-PI; Balsas-MA; Bodocó e Limoeiro-PE; Tavares-PB; Propriá-SE; Lauro de Freitas-BA; Macapá-AP; Boa Vista-RR; Campo Belo, Capitólio, Carandaí, Cássia, Delfinópolis, Jacutinga, Passos, Poços de Caldas, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Senador José Bento, Barbacena e Vargem Bonita-MG; Varre-Sai-RJ; Itaquaquecetuba-SP; Cavalcante-GO; Cascavel, Maringá, Palotina e Santa Helena-PR; Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Guaíba, Glorinha, Esteio, Sapucaia do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Triunfo, Nova Santa Rita e Gravataí-RS.