sexta-feira, 4 de março de 2022

Agenda escolar de Sobral 2022 aborda o tema competências socioemocionais


A agenda escolar da rede pública municipal de ensino de Sobral aborda, neste ano, as competências socioemocionais. Com textos escritos pelos orientadores educacionais e por professores da rede municipal, a agenda foi idealizada pela Coordenadoria de Comunicação da Secretaria da Educação de Sobral. O item compõe o kit de material escolar entregue para todos os mais de 33 mil estudantes das escolas municipais.

A capa de cada mês traz ilustrações com imagens de estudantes e educadores da rede municipal e textos abordando as competências socioemocionais, além de um qrcode, que direciona para material complementar na internet. No mês de março, o tema abordado é autogestão, a capacidade de gerenciar compromissos, tarefas e metas, uma competência fundamental para o sucesso na vida estudantil e adulta.


A agenda conta com as seções de dados pessoais, datas importantes, calendário, para fazer um ano incrível, mapa-múndi, mapas do Brasil, Ceará e Sobral, além do hino nacional e de Sobral. As páginas para uso diário têm a área “sou grato(a) por”, para escrever diariamente um motivo de gratidão; e uma parte dedicada à comunicação entre família e escola.

Os professores também receberam a agenda do professor, que é maior e, além de todas as seções anteriores, conta com planner mensal, na abertura de cada mês, para planejamento das atividades escolares.



Nos últimos anos, a agenda escolar de Sobral já abordou os temas Pacifistas, Centenário do Eclipse, Meio Ambiente e, neste ano, as competências socioemocionais. “Nós buscamos temas de relevância para serem trabalhados nas escolas, inspirações, tendências de cores e designer para fazer com muito carinho a agenda escolar de Sobral, a cada ano uma mais bonita do que a outra”, explica a coordenadora de Comunicação da Secretaria da Educação, Gabriele Oliveira.

A agenda tem uma seção dedicada à matriz das macrocompetências, desenvolvidas pelo Instituto Ayrton Senna, e trabalhadas de forma interdisciplinar nas aulas da rede municipal de Sobral: Autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança e tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico).