terça-feira, 14 de junho de 2022

Secretaria da Educação de Sobral realiza entrega dos jogos de educação financeira para escolas da rede municipal de ensino


A Secretaria da Educação de Sobral e o Instituto Brasil Solidário realizaram, na manhã desta segunda-feira (13/06), a entrega dos jogos de educação financeira “Piquenique”, para estudantes dos anos iniciais, e “Bons Negócios”, para os estudantes dos anos finais. A solenidade foi realizada no auditório da Escola Emílio Sendim, contemplando cinco escolas municipais.

De acordo com o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, “foi uma instituição que se aproximou de Sobral para realizar uma iniciativa pioneira no município, trabalhar na perspectiva do ensino da matemática, da educação financeira, mas não de maneira diretamente formal, e sim de forma lúdica, através de jogos e atividades recreativas. Ficamos felizes, principalmente, por acompanhar o crescimento e a propagação do uso dos jogos para outros municípios não só do Ceará, mas de todo o Brasil”.


Foram contempladas com os jogos de educação financeira a Escola de Tempo Integral (ETI) Francisco das Chagas Costa, a ETI José Peregrino de Vasconcelos, a ETI Raimundo Nonato Linhares, a Escola Raimundo Nonato de Sales e a Escola Maria das Graças Teixeira Pontes. Em 2019, outras 43 escolas municipais de Sobral receberam os jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”.

Para a representante do Instituto Brasil Solidário, Gabriela Martins, a parceria entre o instituto e o município é importante. “É uma honra ter o projeto aqui nas escolas, ainda mais que desde 2019 essa ação vem se fortalecendo. Pós-pandemia, sabendo todos os desafios nas escolas e os jogos estarem aqui, chegando a mais alunos, a mais professores, a mais escolas é importante. A ideia é fortalecer ainda mais essa parceria”, afirmou.


JOGOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador.

Os jogos se complementam, na medida em que “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o jogo “Bons Negócios” ensina o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado.