segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Atividades de Acolhimento marcam retorno das aulas nas Escolas em Tempo Integral da rede municipal de ensino em Sobral

O retorno das aulas dos estudantes de ensino fundamental II, das Escolas em Tempo Integral, foi marcado por várias atividades realizadas pelos jovens protagonistas voluntários do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Dos dias 7 a 11 de agosto (segunda a sexta-feira), mais de 3.200 alunos das 14 escolas em Tempo Integral de Sobral foram apresentados aos ambientes da escola e aos fundamentos do modelo da Escola da Escolha.

Para Maria Júlia Lima Silva, estudante da Escola em Tempo Integral Maria José Santos Ferreira Gomes, essa experiência nova foi muito boa. “Eles misturaram a gente com outras turmas na acolhida e eu pude conhecer e socializar com novas pessoas que só conhecia de vista. Eles trabalharam muito os sonhos e alimentaram em mim uma vontade que nem eu mesma acreditava. Os meus colegas do 8º ano me incentivaram bastante também a ser protagonista igual a eles. Eles me acolheram de uma maneira tão boa. Me senti muito amada”, relatou.

A Formação em Ações Protagonistas envolve três temas com base no Princípio Educativo: Protagonismo na Formação Inicial, Acolhimento (equipes escolares, estudantes, pais e responsáveis) e Semana de Protagonismo (Protagonismo Todo Dia).

A metodologia utilizada por meio da interação dos Jovens Protagonistas do ICE com os estudantes locais permite que a essência do Protagonismo seja transmitida, pois promove um processo participativo de diálogo igualitário, reflexivo e intencional, além do seu alto grau de interatividade.

A Jovem Protagonista voluntária do ICE, Vitória Gabriela, disse que esse momento com os alunos é muito importante para identificar um novo modelo de Escola. “São nessas ações que podemos confiar e dividir o nosso projeto de vida. Em Sobral, a Semana de Acolhimento foi muito satisfatória, pois conseguimos estabelecer vínculos e conexões. Tivemos vários momentos com os estudantes e com toda a equipe escolar, onde foram estreitados os laços com todos. Com certeza foi uma semana que já deixou muita saudade”, finalizou.

*Com informações do ICE

| Receba as notícias da Educação de Sobral pelo Telegram