quinta-feira, 2 de maio de 2024

Educação de Sobral participa de estudo internacional sobre competências socioemocionais


Na última sexta-feira, 26 de abril, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgou resultado de uma pesquisa sobre competências socioemocionais e Sobral foi a única cidade brasileira a participar desse estudo realizado com 4.500 membros da comunidade escolar.

O Secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esteve em São Paulo, no “Bett Brasil 2024 - Maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina”, participando do painel “Como atuar a partir dos resultados”?, onde pode dialogar sobre o fomento de novas ideias, negócios e soluções para a educação no país e conferir de perto apresentação desse resultado.

O levantamento foi realizado em 2023 sob a supervisão do Instituto Ayrton Senna (IAS), entidade parceira que trabalha em conjunto as práticas socioemocionais no município. Além do Brasil, participaram da análise países como: Colômbia, Chile, Itália, Japão, Finlândia e Bulgária.

A pesquisa teve como objetivo avaliar 15 competências socioemocionais e sua relevância na vida dos estudantes, examinando fatores que promovam ou dificultam seu desenvolvimento. Participaram estudantes entre 10 e 15 anos, professores, diretores e pais/responsáveis.

O trabalho revelou que as competências socioemocionais têm um impacto direto no desempenho acadêmico dos estudantes, e também no bem-estar psicológico, influenciando o progresso acadêmico e pessoal.

De acordo com relatório apresentado no evento, no recorte de idade, "estudantes mais jovens apresentam maiores níveis das competências socioemocionais em relação aos estudantes mais velhos".

Para a Gerente de Pesquisa do IAS, Karen Teixeira, o resultado mostrou que as “competências mais relacionadas ao sucesso acadêmico podem ser aquelas mais valorizadas na escola”.

Confira o relatório apresentado no evento: https://bit.ly/3wq0rgb