terça-feira, 11 de setembro de 2018

Implantado Núcleo de Cidadania de Adolescentes em escolas municipais de Sobral

A Prefeitura de Sobral implantou, nesta terça-feira (11/09), o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) em duas escolas da rede de ensino pública municipal. A iniciativa é do Selo UNICEF com o objetivo de garantir a participação de adolescentes nas discussões de questões sociais importantes, implementar ações e levar reivindicações dos adolescentes à gestão pública municipal.


Os grupos são formados por adolescentes de 12 a 17 anos de idade das escolas municipais Netinha Castelo e Maria Dias Ibiapina. Nas ações, os jovens terão a oportunidade de promover debates até mesmo nas redes sociais. Para isso, eles deverão realizar um registro no U-Report Brasil, plataforma de consulta a adolescentes por meio do Facebook, Twitter ou SMS.

"A ideia é que vocês possam discutir um pouco sobre temas que são importantes para a sociedade, para que a gente faça reflexões importantes e queira cada vez mais uma sociedade melhor", explicou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

No evento, também estiveram presentes a vice-prefeita Christianne Coelho, a mobilizadora de adolescentes e jovens, Késsia Goulart, o articulador municipal do Selo Unicef, Emídio Silva, e professores das escolas municipais participantes. A ação também visa descobrir talentos, fomentar habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento integral dos jovens.

"É um espaço onde a gente ouve mais a voz dos adolescentes. É também um espaço de aprendizagem, contribuição e onde eles vão expor suas ideias. A ação é muito importante, principalmente nas escolas, pois estamos trabalhando muito hoje em dia o protagonismo juvenil e a participação dos adolescentes", disse a mobilizadora Késsia Goulart.