sexta-feira, 5 de outubro de 2018

XII Seminário sobre a Educação de Sobral reúne educadores de todo o País

Educadores e pesquisadores de vários estados do Brasil participaram, nos dias 27 e 28 de setembro, do XII Seminário sobre a Educação de Sobral. O evento foi criado para atender a demanda de interessados em conhecer a política educacional do município. Participaram desta edição educadores, gestores e pesquisadores das cidades de Araci, na Bahia; Distrito Federal, em Brasília; Macaíba, no Rio Grande do Norte; São Bento do Una, em Pernambuco; e Valparaíso de Goiás.

Na abertura do seminário, o secretário da Educação, Herbert Lima, apresentou as estratégias adotadas pela rede municipal de ensino ao longo dos últimos 21 anos, tais como, a política de formação continuada dos professores e o trabalho da tutoria pedagógica e da avaliação externa. Hoje, Sobral tem a melhor Rede Pública Municipal de Educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Na ocasião, Jacyra Sampaio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica e Arinede Almeida, gerente da célula de Ensino Fundamental I, responderam às dúvidas dos participantes.


Na sexta-feira (28/09), os educadores conheceram as atividades desenvolvidas pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pelas formações em serviço dos professores da Rede Municipal de Ensino, com apresentação da diretora pedagógica da Esfapege, Tarjjara Almeida; e da diretora administrativa, Suely Parente. Encerrando o seminário, os participantes visitaram a escola municipal Professor Gerardo Rodrigues Albuquerque, que obteve nota 7,7 no Ideb 2017, nos anos finais.



Para a prefeita de São Bento do Una (PE), Débora Almeida, que trouxe uma comitiva com cerca de 80 educadores e gestores do município, as políticas municipais de Sobral têm servido como modelo para sua gestão desde 2013. "Queríamos muito vir para cá para ter mais acesso e mais informações do que vocês estão fazendo, das boas práticas, mas principalmente para que cada um dos gestores e coordenadores pedagógicos tivessem dentro de si a consciência de que é possível. A experiência foi impressionante, foi excelente. Estamos voltando com uma bagagem muito mais cheia, a mala carregada, o coração e a esperança renovada", disse.  

- Inscrições para o XIII Seminário sobre a Educação de Sobral AQUI 

- Apresentação Experiência Educacional de Sobral AQUI 

- Apresentação da Escola de Formação do Magistério e Gestão Educacional AQUI