sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Comitiva internacional conhece políticas públicas educacionais de Sobral


Além de ser referência para outros municípios brasileiros, a Rede Pública Municipal de Educação de Sobral também tem seu trabalho reconhecido por outros países. Representantes do Ministério da Educação da República Dominicana (Minerd) e integrantes da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) estiveram em Sobral, nos dias 17 e 18 de outubro, para conhecer de perto a política educacional implementada ao longo dos últimos 21 anos nas escolas municipais.

Na quarta-feira (17/10), o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esteve reunido com a diretora de educação primária do Minerd, Barbarita Herrera; com a especialista em educação da OEI na República Dominicana, Berenice Pacheco Salazar; e com a assessora Maria Roque. O objetivo da visita é buscar meios de aprimorar as políticas de aprendizados em leitura e escrita na educação básica da República Dominicana. Também participaram da reunião as coordenadoras de Ensino Fundamental, Edna Carvalho; de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jamille Fonteles; e a de Gestão Escolar, Sâmia Linhares.

Já na quinta-feira (18/10), a comitiva internacional também conheceu na prática o funcionamento dessas políticas educacionais ao visitarem a Casa da Avaliação de Sobral e a Escola municipal José da Matta e Silva.



"Os resultados de Sobral são importantes para nós, pois estamos promovendo uma reforma educativa e também na alfabetização em nosso país. Aqui observamos muita renovação. O que mais me impressionou foi como  se preocupam com o nível de aprendizagem e o trabalho feito pelo coordenador pedagógico em parceria com o coordenador administrativo para o funcionamento efetivo das escolas", destacou a diretora de educação primária do Minerd, Barbarita Herrera.