quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Competição tecnológica marca o encerramento das atividades do curso de Robótica Educativa em Sobral

Como parte das iniciativas do programa #OcupaJuventude, o curso de Robótica Educativa, promovido pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, certificou 150 estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas municipais, na sexta-feira (14/12). 

Durante as aulas, os estudantes aprenderam a programar robôs autônomos com a tecnologia Lego, aprofundando assim os conhecimentos nas áreas de ciências, tecnologia e matemática. Para encerrar as atividades referentes à primeira edição, os alunos participaram da competição Hackathon, na qual foram instigados a pesquisarem e elaborarem soluções criativas e sustentáveis, que de alguma forma contribuíssem para a construção de uma sociedade mais justa.

A solenidade foi realizada no auditório do Centro Integrado SESI SENAI de Sobral e contou com a presença de professores e diretores escolares; técnicos da Secretaria da Educação de Sobral e gestores do SESI SENAI. Na competição, foram apresentados 13 projetos inovadores produzidos a partir da utilização da tecnologia Lego. 

Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, além de promover aprendizagem, o curso também é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. 
"Este é o início de uma estratégia importante para o desenvolvimento das habilidades sobre lógica de programação, matemática, raciocínio lógico e robótica. Além disso, existem grandes oportunidades de empregabilidade. A nossa ideia é disseminar esse curso como uma possibilidade de aprendizagem para dentro do currículo de ciências e matemática nas escolas municipais", disse. 

Na categoria Hackathon, os projetos premiados foram o Laboratório móvel de robótica, a caneta que mede distâncias e o óculos sensor para deficientes visuais, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os projetos Sensor de temperatura para celular, Sensor de Movimento para carros, Sensor de som em locais públicos e Girassol: Aplicativo de motivação, também foram premiados na categoria Mangahigh.