terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Curso de Introdução à Astronomia reúne estudantes e professores em Sobral

A Secretaria da Educação de Sobral realizou, nos dias 07 e 08 de dezembro, mais um encontro do curso de Introdução à Astronomia. Na ocasião, a palestra com o tema “Eta Carínea: estrelas gêmeas estarão nuas dentro de 10 anos”, ministrada pelo Dr. Augusto Damineli, professor da Universidade de São Paulo e pesquisador em estrelas de alta massa, reuniu estudantes de ensino médio, alunos do curso de Física e professores no Centro de Educação a Distância do Ceará.

Na aula, os participantes interagiram e puderam aprender um pouco mais sobre a Eta Carinae. Trata-se da estrela mais luminosa da Via Láctea, que apesar de ter explodido há 170 anos, continua brilhando. De acordo com o professor Augusto Damineli, "alguns pesquisadores apontam indícios de que a estrela poderia explodir novamente dentro de poucos anos, mas nossas pesquisas já indicam que poderemos ver o par de estrelas gêmeas muito mais claramente".

Para o estudante da escola estadual Ribeiro Ramos, André Luis, os assuntos abordados no curso têm sido importantes para sua futura profissão. "Estou cursando o segundo ano do Ensino Médio, mas já penso em ser astrofísico. O curso despertou em mim ainda mais ânimo e vontade pelo conhecimento ofertado", disse.

O curso de Astronomia integra a programação do Ano Municipal das Ciências, que marca o centenário de comprovação da Teoria da Relatividade, e tem como objetivo despertar o interesse pela ciência e tecnologia através de aulas dinâmicas e observações astronômicas, contribuindo para a educação científica e tecnológica dos participantes.