quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Ex-secretária de Educação de Sobral receberá medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo em Brasília

Mais uma vez a educação de Sobral é destaque no cenário nacional. A educadora Ada Pimentel, secretária de educação de Sobral de 1997 a 2000, será homenageada pelo Ministério da Educação com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Existente desde 1955, a honraria é a maior comenda da educação brasileira e tem por finalidade agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação. A cerimônia acontecerá no dia 14 de dezembro, em Brasília-DF.

Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira é conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará e foi secretária de Educação de Sobral, de 1997 a 2000, durante o primeiro mandato do então prefeito de Sobral, Cid Gomes, quando foram iniciadas as mudanças estruturais na política educacional de Sobral, bases da revolução educacional que colocou o Município em primeiro lugar no ranking nacional de educação.

A Ordem compreende um quadro efetivo e outro especial, sendo o primeiro destinado às personalidades nacionais e o segundo às estrangeiras. Todas são feitas por decreto do presidente da República, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem, conforme Decreto nº 4.797, de 2003, modificador do Decreto nº 38.162 de 1955, que criou a condecoração.