quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

I Encontro da Educação Inclusiva de Sobral reúne educadores e estudantes da rede municipal

Educadores e estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de Sobral, bem como, instituições sociais que contribuem para a promoção da inclusão das pessoas com deficiência, participaram do I Encontro da Educação Inclusiva de Sobral, realizado nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro. Realizado no auditório da Prefeitura Municipal, o evento foi promovido pela Secretaria da Educação em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).

O encontro teve início com a apresentação musical do grupo Samba Apaeano, formado por jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sobral. Em seguida, a mesa de abertura foi composta pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; pela coordenadora de Ensino Fundamental do município, Edna Lima; e pela coordenadora da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Diana Viana.

Na ocasião, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, ressaltou a importância do diálogo entre sociedade, família e escola. Ele anunciou também que a rede municipal tem a intenção de promover ainda mais práticas com relação à educação inclusiva e que a partir do ano de 2019, todas as escolas municipais contarão com orientadores educacionais com formação em psicologia. As atividades do curso gratuito de ensino em Braille e Libras no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras também terão continuidade.

"Os nossos educadores desenvolvem um trabalho de fundamental importância que é garantir um bom acompanhamento e um bom atendimento às crianças nas escolas municipais. É muito importante que a gente estreite esse laço de diálogo entre família e escola. Agradecemos às instituições que militam, dialogam, buscam promover a inclusão e abraçam a bandeira de acolher a família, dialogar com o município, de cobrar e exigir. Essa homenagem é singela, mas é muito representativa, pois ela demonstra não só nossa gratidão, mas também o nosso respeito", disse o secretário.

Foram homenageados com certificado de honra ao mérito professores, cuidadores, alunos da rede municipal e familiares que contribuem para o fortalecimento da educação inclusiva em Sobral, além das instituições que colaboram com ações de inserção das pessoas com deficiência na sociedade. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Associação dos Surdos de Sobral, Associação Sobralense de Paradesporto (ASPA) e a Casa do Autista de Sobral. 


No segundo dia do evento, o secretário geral da Associação Brasileira para Ação por Direitos da Pessoa com Autismo (Abraça), Alexandre Mapurunga, ministrou a palestra "Inclusão e Diversidade no Direito à Educação", na qual o profissional abordou principais meios de inserção dos estudantes com deficiência. "Para que a inclusão aconteça, as escolas devem permitir que o estudante com deficiência tenha acesso a todos os conteúdos. Não deve haver limitações. Isso é uma oportunidade para que ele se desenvolva. Temos que ter uma gestão como a de Sobral, onde todos têm disposição de caminhar no mesmo sentido", afirmou.

Para finalizar o encontro, professores, estudantes e pais de alunos relataram experiências exitosas sobre o atendimento especializado da rede municipal. O relato da estudante Kauane Portela emocionou aos seus professores e universitários que estavam presentes. Ela é aluna da Escola Elpídio Ribeiro e conta que sempre procurou se incluir na sociedade, mesmo com tantos preconceitos que surgiam com a cegueira.


"Eu entrei muito cedo na escola, pois queria conviver com as pessoas ditas normais. Preconceito dói um pouco, mas depois passa. Tenho muito a agradecer aos meus professores, principalmente, à professora Fátima que me apoiou em todos os momentos da minha vida. Para mim ela é uma mãe. Estou terminando o ano com sucesso e agora vou encarar o ensino médio do Estado. Mas antes, faço um apelo à gestão. Virão muitos cegos ainda, então preparem o sistema para a gente", disse.

- Veja todas as fotos, clicando AQUI.