sábado, 21 de setembro de 2019

Escolas municipais abordam o tema Bullying na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional



Quatro escolas municipais participaram, no mês de setembro, da terceira etapa da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, abordando o tema “Imagem Corporal e Bullying”. A Jornada é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de divulgar as ações de educação nutricional nas escolas e estimular hábitos saudáveis.

As escolas que participam da Jornada são: Centro de Educação Infantil (CEI) Dolores Lustosa, no bairro Cohab III; CEI Terezinha de Jesus Ponte Aragão, no bairro Domingos Olímpio; Colégio Maria Dorilene Arruda Aragão, no Monsenhor Aloísio; e Escola José da Matta e Silva, no Campo dos Velhos. As escolas trabalham o mesmo tema com abordagens diferentes de acordo coma faixa etária dos alunos.

No CEI Dolores Lustosa foram promovidas ações de produção coletiva de textos, exposição do material construído, apresentação teatral com a música “Normal é ser diferente” do grupo Palavra Cantada, oficinas para funcionários e professores sobre imagem corporal e um desfile cívico no entorno da escola com apresentação do tema para a comunidade. 

“Promovemos esta atividade para as crianças aprenderem a conviver com a diversidade e, principalmente, construir uma relação positiva com sua imagem corporal. Envolvemos todo o ambiente escolar e comunidade local na luta contra qualquer tipo de preconceito e desrespeito pelo outro”, explica a diretora do CEI Dolores Lustosa, Ticiane Silva.

A jornada já abordou os temas “Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar”, “Sustentabilidade na Alimentação Escolar” e “Imagem corporal e bullying”. O próximo tema abordado será “Movimento + Comida de Verdade = Saúde”.