terça-feira, 3 de setembro de 2019

Experiência na formação de professores de Sobral é apresentada no Ministério da Educação


A Secretaria da Educação de Sobral participou, no dia 27 de agosto, em Brasília, da oficina de alinhamento da versão preliminar da proposta para a Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNCFP). Na ocasião, a gerente da Coordenadoria de Ensino Fundamental II, Carolina Farias, apresentou uma análise da Base frente à experiência de Sobral na formação continuada de professores.

A proposta da BNCFP foi elaborada por um grupo de especialistas, com base em estudos e evidências de países como Chile, Canadá, Estados Unidos e Austrália, a partir do olhar sobre a realidade da formação de professores no Brasil. Entre os destaques do documento, está a identificação de uma matriz de competências profissionais para os docentes da educação básica.

Em Sobral, a formação continuada dos professores é feita pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional sob a supervisão da Secretaria da Educação. Nas formações os professores recebem um acervo de sugestões para colocar em prática em sala de aula. “Ele vai para a formação continuada para aprender o que já deveria vir do Ensino Superior sabendo. Isso é uma questão de política pública ampla”, explica Carolina Farias.

Participaram da oficina, técnicos de diferentes secretarias do MEC, representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Movimento Profissão Docente e do município de Novo Horizonte (SP).