segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Resultados de Sobral no Pisa para Escolas são apresentados na 10ª Reunião da Abave


Os resultados de Sobral no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa para Escolas foram apresentados, no dia 29 de agosto, na 10ª Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), em São Paulo. Os dados de Sobral foram apresentados pela gerente da Casa da Avaliação Externa, Lúcia Balica, que participou da mesa redonda “PISA para Escolas’’, coordenada pela Dra. Maria Helena Guimarães, do Conselho Nacional de Educação.

Em 2017, 1.066 estudantes de 16 escolas públicas de Sobral participaram do Pisa para Escolas. A avaliação constatou que o desempenho dos estudantes das escolas públicas de Sobral é melhor do que os resultados do Brasil no PISA 2015 e essa diferença é estatisticamente significativa, confirmando o que os dados da prova Brasil já apontavam sobre a qualidade da educação de Sobral. O Pisa para Escolas 2017 contou com a participação de 46 escolas de vários estados brasileiros, sendo 72% públicas e, as demais, privadas.

Com o tema “Avaliação educacional no Brasil: o desafio da qualidade”, a 10ª Reunião da Abave promoveu discussões sobre: relações entre currículo e avaliação, a qualidade da educação profissional e os desafios de qualidade postos ao Ensino Superior no Brasil. O evento contou com minicursos, oficinas, sessões de comunicação oral e painéis reunindo pesquisadores, gestores, docentes e estudantes interessados em avaliação educacional.