terça-feira, 3 de setembro de 2019

FabLearn | Estudantes da Rede Pública de Sobral têm aulas práticas sobre propriedades do som


Os estudantes do 8º ano da Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, no Dom Expedito, tiveram uma aula prática de Ciências sobre propriedades do som no Laboratório FabLearn. Com tábuas de reuso e cordas de violão, os estudantes construíram o monocórdio de Pitágoras, um antigo instrumento musical para estudos em laboratório, e com o auxílio de tabletes e do aplicativo Science Journal mediram o cumprimento da onda sonora, frequência, altura e intensidade.

Durante a aula, os estudantes aprenderam o conceito da Física de ondas sonoras e como elas se propagam por meio da refração, reflexão e difração do som, testando diferentes meios. “Eles também puderam aprender como a onda sonora é captada pelo ouvido humano e porque determinados sons danificam nossa audição”, explica o professor do laboratório Adones Silva.

Os laboratórios FabLearn são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem, que já estão presentes em 15 países e duas escolas da rede municipal de Sobral. Eles contam com kits de robótica, eletrônica, impressora 3D, cortadora a laser, equipamentos de marcenaria, costura, entre outros. Viabilizados pela Fundação Lemann, a iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento do novo currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências.