segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Estudantes da rede pública municipal de Sobral conquistam 182 medalhas na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia




Estudantes de 25 escolas municipais de Sobral participaram da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram conquistadas 182 medalhas pelos estudantes, sendo 67 de ouro, 47 de prata e 68 de bronze. O objetivo da competição é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A Escola Vicente Antenor Ferreira Gomes foi a maior ganhadora de medalhas com 28 medalhas de ouro e 9 de bronze, totalizando 37; seguida pela Escola Antônio Custódio de Almeida Azevedo com 20 medalhas de ouro e uma de bronze; pela Escola José Inácio Gomes Parente com 10 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, totalizando 15 medalhas; e pela Escola Professora Maria José Santos com 31 medalhas (3 de ouro, 16 de prata e 12 de bronze).

A OBA acontece em única fase, dividida em quatro níveis: três para os alunos do ensino fundamental e um para os estudantes do ensino médio. A prova conta com dez questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica, e foi realizada simultaneamente em todas as escolas participantes no dia 17 de maio.

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Financiadora de Estudos e Projetos, órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, e também com patrocínio da Universidade Paulista.