segunda-feira, 25 de novembro de 2019

FabLearn | Professores da rede pública de Sobral participam de Conferência Latino-Americana no Uruguai


A experiência do uso dos laboratórios FabLearn na rede pública municipal de Sobral foi representada na Conferência Latino-Americana FabLearn, realizada nos dias 8 e 9 de novembro, em Montevideo, no Uruguai. O evento contou com a participação dos professores Adones Pereira e César Brasileiro, que apresentaram duas sequências didáticas desenvolvidas nos laboratórios em Sobral e aplicadas com estudantes da rede municipal de ensino.


O professor de Ciências da Escola Padre Osvaldo, Adones Pereira, apresentou um trabalho sobre “O uso de dispositivos de baixo custo como ferramentas para aplicação de uma sequência didática sobre propriedades do ar, relacionando volume, temperatura e pressão”. Já o professor do Colégio Maria Dorilene Arruda Aragão, César Brasileiro, apresentou o trabalho “Robótica educacional dentro da cultura maker – Investigação da umidade do solo com o uso da placa controladora Gogo Board nos 6° e 7° anos do ensino fundamental experiência FabLearn em Sobral – CE – Brasil”.

Os laboratórios FabLearn são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem, que já estão presentes em 15 países e em duas escolas da rede municipal de Sobral. Eles contam com kits de robótica, eletrônica, impressora 3D, cortadora a laser, equipamentos de marcenaria, costura, entre outros. Viabilizados pela Fundação Lemann, a iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento do novo currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências.