terça-feira, 16 de abril de 2024

Abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas de 2024


Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) de 2024. As escolas têm até o dia 3 de junho para credenciamento na Olimpíada, indicando o número de estudantes que farão as provas. Poderão participar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Olimpíada acontecerá em duas fases, dividida nos níveis A, B e C. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de agosto, contendo questões de múltipla escolha. A segunda fase será realizada no dia 23 de novembro e as provas desta etapa serão compostas por uma parte teórica e uma parte experimental; a parte teórica terá valor de 60% e a parte experimental de 40% da nota final.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) é promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é despertar e estimular o interesse pela Física e pelas Ciências, além de identificar estudantes talentosos, incentivando o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.