quinta-feira, 4 de abril de 2024

Secretaria da Educação de Sobral lança edição do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada nesta sexta-feira (05/04)


A Secretaria da Educação de Sobral realiza, nesta sexta-feira (05/04), às 9h, o lançamento da edição municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A partir das 9h, a cerimônia será realizada na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.

O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia.

O CNCA é um regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. Lançado em junho de 2023, o programa tem a previsão de investimentos de R$ 2 bilhões em quatro anos.

A política pública busca atuar sobre os índices revelados pela pesquisa Alfabetiza Brasil, que apontaram a não alfabetização de 56,4% dos 2,8 milhões de crianças que concluíram o 2º ano do ensino fundamental em 2021.*

*Com informações do Ministério da Educação e Agência Brasil