A Prefeitura de Sobral, ao longo dos últimos anos, tem ganhado cada vez mais destaque por sua política educacional, reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência. E o sucesso do município na educação se dá por uma série de fatores, que vão desde a valorização do magistério, o bem-estar dos estudantes, e a garantia da inclusão escolar, com investimento cada vez maior nos auxiliares de serviços educacionais.
A inclusão escolar é um desafio diário, que se torna ainda mais desafiador quando consideramos a inclusão de alunos com necessidades especiais. Sobral tem buscando compreender como a educação no município pode contribuir com o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral e as deficiências: física, intelectual, auditiva e visual, de acordo com as especificidades de cada aluno.
Dentre as ações que compõem a política de educação de Sobral, a existência da Célula de Educação Especial é sinônimo do compromisso para o atendimento das crianças e adolescentes com deficiência, matriculados na rede municipal de ensino.
Essa célula está integrada na Coordenadoria do Ensino Fundamental I da Secretaria da Educação, e é responsável pelo acompanhamento e recebimento de toda a documentação comprobatória, além de responsabilizar-se pelas ações da política referente a formação dos profissionais envolvidos no trabalho com os estudantes, público alvo da Educação Especial. Esses profissionais dividem-se em duas categorias: Auxiliares de Serviços Educacionais, os cuidadores; e Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Atualmente, Sobral conta com 65 salas de AEE montadas pelo Ministério da Educação, e outros 20 espaços montados pela Secretaria da Educação, para que seja garantido o atendimento dos estudantes na mesma escola em que eles estudam, não sendo necessário o deslocamento para outro ambiente. Sobral conta, hoje, com 87 professores psicopedagogos que atuam no Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais.
É função dos Auxiliares de Serviço Educacional: cuidar e acompanhar os alunos com deficiência, auxiliando-os na locomoção pelas dependências da escola, salas de aula e equipamentos escolares; auxiliar na alimentação e higienização do estudante; além de atuarem em todas as atividades escolares do estudante com deficiência nas quais se fizer necessária.
Os estudantes com deficiência física, intelectual, auditiva e visual contam com o apoio dos auxiliares de serviços educacionais. Atualmente Sobral possui 900 profissionais realizando esse ofício.
FORMAÇÕES EM SERVIÇO
Orientados pelos professores do AEE, os auxiliares de serviços educacionais têm formações mensais, realizadas pela Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), totalizando 10 encontros anuais, onde são trabalhadas temáticas que vão dar suporte às atividades desenvolvidas. Semanalmente é emitido um relatório de acompanhamento do desenvolvimento dos quase 1500 alunos da cidade e quais as dificuldades encontradas no acesso ao conteúdo pedagógico, ações e espaços da escola.
CURSO DE BRAILLE
Atualmente, a Secretaria da Educação de Sobral está ofertando, em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, um Curso de Braille do Programa Braille Bricks Brasil para os gestores escolares, professores do AEE, professores de braille e técnicos da Secretaria da Educação. A medida é mais um investimento da Prefeitura de Sobral para garantir a inclusão nas escolas municipais.
CONVOCAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS
Até o mês de março de 2024, foram realizadas 11 convocações, referentes ao edital n.º 005/2023, totalizando uma média de 900 profissionais lotados nos Centros de Educação Infantil e escolas municipais de Sobral.
RECONHECIMENTO
A Secretaria da Educação de Sobral realiza, anualmente, o "Seminário da Educação Inclusiva", que promove momentos de reflexão e diálogo acerca da inclusão das pessoas com deficiência, bem como apresentar propostas e perspectivas para a promoção da educação inclusiva que gerem mudanças arquitetônicas e atitudinais.
Além disso, o seminário realiza, dentro de sua programação anual, homenagens a todos que compõem a educação inclusiva do município, com solenidade de entrega de
Certificados de Honra ao Mérito para professores, cuidadores e estudantes (e suas famílias) que contribuem para o fortalecimento da educação inclusiva em Sobral. Ao todo, já foram realizadas 6 edições do seminário, sendo a mais recente realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2023.