segunda-feira, 8 de abril de 2024

MÍDIA INTERNACIONAL: Educação de Sobral é destaque em reportagem especial do Banco Mundial


As políticas educacionais de Sobral foram destaque mais uma vez na mídia internacional, desta vez, em reportagem especial publicada pelo Banco Mundial, no dia 2 de abril. Intitulada “Quando um sistema de avaliação funciona para melhorar a aprendizagem: o caso de Sobral”, a reportagem explica como o município saiu dos piores índices educacionais do país rumo ao topo.

A reportagem mostra como Sobral conseguiu fazer uma grande reforma educacional em toda a rede municipal de ensino, por meio principalmente de um sistema de avaliação adotado pelo município. “Em 2005, os resultados de aprendizagem dos alunos em Sobral ficaram abaixo da média nacional. No entanto, com as reformas políticas certas e intervenções direcionadas, Sobral não apenas reverteu essa tendência, mas também acelerou significativamente o aprendizado”, explica o texto.

O texto destaca que as reformas educacionais implementadas por Sobral foram adotadas “para outros governos subnacionais no Brasil, incluindo seu estado, o Ceará”, ressaltando como o pacote de reformas no Ceará ajudou a melhorar os resultados de alfabetização no estado.

A reportagem ainda exemplifica como Sobral emprega várias avaliações de aprendizagem para monitorar o progresso da aprendizagem, com diferentes propósitos, citando as avaliações em sala de aula; avaliações em larga escala a nível municipal; avaliações em larga escala a nível estadual; e avaliações em larga escala a nível federal.

“O caso de Sobral demonstra como o uso eficaz dos resultados da avaliação pode cultivar uma cultura de responsabilização dentro de um sistema educacional. Professores, diretores de escolas e formuladores de políticas em Sobral ambicionam altos padrões de aprendizagem e são apoiados quando não conseguem atingir metas específicas de aprendizado”, destaca o Banco Mundial.

Leia a matéria na íntegra AQUI: https://encurtador.com.br/dgh34