sábado, 28 de março de 2020

Educação de Sobral é destaque no jornal inglês The Guardian


O jornal The Guardian, um dos mais importantes da Inglaterra, publicou uma reportagem destacando o êxito da política pública de educação de Sobral. Com o título “‘As pessoas pensam que é mágica’: Como uma das cidades mais pobres do Brasil obtém os melhores resultados escolares”, a matéria apresenta as medidas adotadas pelo município que o levaram a ser modelo para outros municípios brasileiros. 

A equipe do jornal visitou escolas e Centro de Educação Infantil de Sobral e entrevistou diretores de escolas da rede pública e o prefeito Ivo Gomes. Ivo explicou o que faz com que Sobral esteja no topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Chegamos a essa posição porque este é um projeto de 23 anos que superou as trocas de prefeitos e de secretários de educação. As pessoas pensam que é mágico e não é. É persistência e muito trabalho duro”, destacou o gestor.

Entre as medidas apontadas na reportagem para o sucesso da política pública educacional de Sobral estão a garantia de infraestrutura com a reforma de escolas, equipamentos e outros recursos; a seleção de diretores escolares por critérios técnicos; estratégias para a redução da evasão escolar; as formações mensais de professores voltadas para a prática em sala de aula; e a bonificação dos educadores pelo bom desempenho dos estudantes nas avaliações. 

Um trecho da matéria destaca que “Sobral passou por uma metamorfose extraordinária e agora é o melhor lugar do Brasil para obter uma educação estatal. A cidade está no topo de 5.000 municípios no índice de desenvolvimento educacional do Brasil. Quinze anos atrás, estava em 1.366º. (...) Essa é uma reviravolta impressionante em um país afetado pela desigualdade de renda e pelas baixas taxas de alfabetização: metade dos estudantes com educação pública ainda é analfabeta na terceira série.

- Leia a reportagem na íntegra aqui.