sexta-feira, 13 de março de 2020

Secretaria da Educação de Sobral apresenta balanço e planeja atividades das competências socioemocionais





A Prefeitura de Sobral realizou, na terça-feira (10/03), o II Seminário de Práticas e Vivências “Um olhar para as Competências Socioemocionais”. O evento foi realizado no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral e reuniu professores, orientadores educacionais, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e estudantes das escolas Maria José Santos Ferreira Gomes e Osmar de Sá Ponte.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu os parceiros e destacou a importância do momento. "Momento de alegria e, principalmente, a oportunidade de conhecer e perceber as experiências de protagonismo dos nosso estudantes. Além das competências cognitivas, além das habilidades e atingir bons resultados em matrizes de referências de avaliações de larga escala também podemos desenvolver empatia, amabilidade, respeito, reflexão sobre os desafios da vida e isso sem duvida é fundamental. Agradeço de maneira especial os orientadores educacionais que estão trabalhado nas escolas em uma parceria muito forte com o núcleo gestor”, disse o secretário.                   

A coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica da Educação falou dos frutos das competências nas escolas. “Nós passamos pelas escolas semanalmente enquanto superintende para fortalecer a gestão e para colher as evidências do que está sendo feito, e é de encantar os frutos e os impactos que a gente consegue ver na vida de todos os alunos da rede municipal de ensino de Sobral “, disse Jamille Fonteles.

Estudantes, professores e orientadores educacionais das escolas municipais de Sobral falaram como o desenvolvimento de competências socioemocionais tem mudado suas vidas dentro e fora da escola. Da Escola Maria José Santos Ferreira Gomes deram depoimento os estudantes Francisco Levi Almeida da Silva, Maria Clara Costa Magalhães e Maria Tatiana de Maria do Nascimento, além da professora Thalita Kelly Lira Andrade e da orientadora educacional Jocélia Maria Santos de Lira Pessoa. Já da Escola Osmar de Sá Ponte os estudantes José Kellison Linhares Araújo e Pedro Henrique Ferreira Sousa, o professor Camilo Sousa Cavalcante e a  orientadora educacional Hiara da Silva Santos Barbosa partilharam suas experiências com as competências socioemocionais. 

Marcos Drummond, líder de projeto do Instituto Ayrton Senna, responsável pela coordenação do programa Diálogos em Sobral, disse que estava muito feliz ao "pensar na mudança pessoal que eu consegui tendo essa oportunidade incrível, muito obrigado por vocês”. Na ocasião, Marcos apresentou o balanço das ações desenvolvidas no ano de 2019 e o planejamento para o ano de 2020, e também entregou o caderno de atividades das competências socioemocionais do ensino fundamental I.

Também estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita Christianne Coelho, o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes, além de técnicos da Secretaria da Educação de Sobral e estudantes.



História do Instituto Ayrton Senna e a Educação de Sobral

Sobral e o Instituto Ayrton Senna têm promovido ações conjuntas para a melhoria da educação na região desde 1997, quando o município aderiu ao programa Acelera Brasil para a correção do fluxo escolar. Até o ano de 2004, outros programas do Instituto também foram implementados por meio de ações conjuntas com o município, como o “Escola Campeã”, para o fortalecimento da capacidade de gerenciamento das escolas, com ênfase no diretor, e o “Gestão Nota 10”, com foco na gestão das escolas e das secretarias para a melhoria da qualidade do ensino.

Em 2017, a Prefeitura de Sobral convidou o Instituto Ayrton Senna, referência na criação e implementação de propostas educacionais voltadas à educação integral de qualidade, para um novo trabalho conjunto. A parceria foi oficializada em maio de 2018, com o objetivo de promover ações de curto, médio e longo prazos para a implementação de uma política pública de educação integral, visando ao desenvolvimento pleno dos estudantes. A cooperação faz com que o desenvolvimento intencional de competências sociemocionais entre de forma transversal no currículo das escolas da rede, por meio de atividades voltadas a alunos do Ensino Fundamental I e por meio da implementação da proposta educacional “Diálogos Socioemocionais” em turmas de Ensino Fundamental II.


 


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