segunda-feira, 26 de abril de 2021

SOCIOEMOCIONAL | Secretaria da Educação de Sobral promove III Seminário de Práticas e Vivências


A Secretaria Municipal da Educação de Sobral realizará, nos dias 27 e 28 de abril, o III Seminário de Práticas e Vivências “Um Olhar para as Competências Socioemocionais”.  O objetivo é compartilhar as práticas exitosas das escolas com as competências socioemocionais. A partir das 14h, o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Secretaria no Youtube (https://www.youtube.com/seducsobral).

A programação contará com depoimento de um estudante, cinco mesas redondas com os orientadores educacionais sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas municipais, palestra com uma diretora do Instituto Ayrton Senna sobre a parceria com Sobral, além da experiência de um município do Rio Grande do Sul com as competências socioemocionais.

“Na pandemia, intensificamos o trabalho com as competências socioemocionais, mantendo o vínculos com as famílias e observando o que os estudantes mais precisam. No seminário, apresentaremos trabalhos maravilhosos que as escolas realizam para dar suporte ao trabalho do professor com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos”, explica a coordenadora de desenvolvimento da aprendizagem e da gestão pedagógica, Jamille Fonteles.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Desde 2017, a Prefeitura de Sobral conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para desenvolver o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é a formação integral do estudante com foco no aprendizado dos conteúdos e no emocional deles. 

As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar bem com os outros e consigo mesmo, estabelecer e atingir objetivos, resolver problemas, gerir emoções e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Nas escolas municipais de Sobral são trabalhadas as seguintes competências: Autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).


- Acompanhe o seminário: https://www.youtube.com/seducsobral