A publicação destaca o salto qualitativo da educação de Sobral em uma década, aferido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual o município aparecia na posição 1.366º, em 2005. “No entanto, pouco mais de uma década depois, Sobral liderava o ranking de ambos primeiros e últimos anos [do ensino fundamental]. Alcançou notas mais altas do que a média das escolas particulares do mais rico estado de São Paulo”, afirma trecho.
“Por trás dos avanços está uma transformação do sistema de ensino que começou na década de 1990 e é celebrada como um exemplo por especialistas internacionais em educação”, continua a matéria, que aponta como principais elementos do modelo sobralense o foco na alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental, “avaliações regulares dos alunos e incentivos para professores, bem como formação profissional contínua”.
A reportagem também explica que o modelo educacional de Sobral foi expandido para o Ceará, que tem alcançado avanços importantes, e está sendo levado para inspirar municípios de outros estados brasileiros a fazerem as suas próprias reformas. “Agora, esforços estão em andamento para estender o sistema a outros cantos do país de 210 milhões de habitantes. A Fundação Lemann (...) já ajudou a replicá-lo em outros 23 municípios desde 2018 e planeja agregar outros sete ainda este ano.”
- Veja a reportagem no site: https://on.ft.com/3iEwuQi
- Leia a matéria em português: http://bit.ly/FT-Sobral