Na manhã deste sábado (29/01), o prefeito Ivo Gomes se reuniu com os secretários Herbert Lima (Educação), Regina Carvalho (Saúde) e com o procurador do município, Rodrigo Araújo, para deliberar medidas que possam assegurar o retorno seguro às aulas para estudantes, professores e demais profissionais das redes de ensino pública e privada de Sobral.
Ficou definido que a volta às aulas para estudante da rede pública, prevista para o próximo dia 1º de fevereiro (terça-feira), ocorrerá apenas para os alunos do Infantil (até cinco anos de idade). Já as aulas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º ano) serão retomadas no dia sete de fevereiro (segunda-feira).
“Na próxima semana faremos mutirões de vacinação nas escolas municipais para imunizar todos os estudantes, tanto da rede pública como privada. A meta é vacinar 100% dos alunos com idade entre 11 e 14 anos”, declarou Ivo Gomes.
Como a vacinação dos estudantes de 6 a 9 anos depende da chegada de novas doses da vacina ao município, o retorno das aulas ocorrerá com 50% da capacidade das turmas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), ou até 20 alunos por sala, no máximo. Escolas privadas que já retomaram as aulas terão uma semana para se adequarem à medida.
Durante o encontro foi definido também a exigência do passaporte de vacinação em todas as instituições de ensino públicas e privadas de Sobral. “A medida se aplica também às instituições de nível técnico e superior, e a todas as demais escolas que ofereçam qualquer tipo de curso presencial”, detalhou o prefeito.